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Letramentos acadêmicos: repertórios de percepções de gestores de universidades públicas paranaenses e experiências prático-investigativas1 1 A referida pesquisa está relacionada com o projeto Ações de didatização de gêneros em prol de letramentos acadêmicos, financiado por meio da Chamada CNPq Nº 09/2018, Processo: 310413 / 2018- 4, com bolsa de produtividade em pesquisa para sua coordenadora, Vera Lúcia Lopes Cristovão.

Academic literacies: repertoires of perceptions of public universities’ administrators in Paraná and practical-investigative experiences

RESUMO

Este artigo busca: a) mapear as ações de letramentos acadêmicos mais recorrentes nas instituições pesquisadas; b) analisar percepções dos gestores das instituições sobre as necessidades e demandas de letramentos acadêmicos; e c) descrever as primeiras ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos (LILA) e relacioná-las às demandas e necessidades levantadas. Para alcançar os objetivos almejados, a metodologia englobou a quantificação de menções dos gestores, a codificação provisória e a codificação literal (in vivo) (SALDAÑA, 2009Saldaña, J. (2009). The coding manual for qualitative researchers. London/Thousand Oaks, California: Sage Publications.), com a classificação das respostas a partir de aproximações semânticas entre a codificação literal e a codificação provisória (SALDAÑA, 2009Saldaña, J. (2009). The coding manual for qualitative researchers. London/Thousand Oaks, California: Sage Publications.), bem como a análise documental, para descrição dos eventos. Como resultado, constatamos o surgimento de ações colaborativas em prol de letramentos acadêmicos (FIAD, 2011Fiad, R. S. (2011). A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, 10(4), v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369.; LEA & STREET, 2014Lea, M., & Street, B. (2014). O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de F. Komesu e A. Fischer. Filologia e Linguística Portuguesa, 16(2), 477-493. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v16i2p477-493
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; STREET, 2010Street, B. (2010). ‘Academic literacies approaches to genre?’. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 10(2), 347-361. https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000200004
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; ZAMORA, 2016) e a necessidade de ampliação para uma rede de colaboração. Assim, nosso estudo contribui para expor até que ponto nossos movimentos têm fomentado ações de pesquisa e extensão, e estas, por sua vez, têm realimentado a pesquisa, num movimento cíclico de planejamento, implementação e avaliação previsto para as ações do LILA.

Palavras-chave:
letramentos acadêmicos; movimentos cíclicos; rede colaborativa

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