RESUMO
A pandemia de COVID-19 impactou a educação em geral e a formação de professores em particular de várias maneiras em todo o mundo. Como os professores desempenharam um papel de liderança durante a crise é essencial que suas vozes sejam ouvidas. Baseando-se na teoria sociocultural vygotskiana como uma estrutura para o desenvolvimento profissional do professor, este estudo exploratório busca dar sentido aos principais desafios de adaptação enfrentados por 18 candidatos a professores espanhóis de inglês como língua estrangeira em seu processo de aprender a ensinar em um ambiente de estágio durante a pandemia. Com base em um projeto de pesquisa qualitativa narrativa, uma análise de conteúdo temática foi usada para os dados qualitativos coletados por meio de perguntas abertas. Os resultados revelaram que a crise resultou em desafios de adaptação do ensino em termos de modelos tradicionais de ensino expositivo, dificuldade de entender e ser compreendido, bem como falta de interação e relacionamento com os alunos. A adaptabilidade e a prática reflexiva provaram ser as principais características estratégicas da competência profissional em um mundo volátil, incerto, complexo, ambíguo (VUCA).
Palavras-chave:
mundo VUCA; aprender a ensinar; desafios de adaptação; adaptabilidade; prática reflexiva