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O Projeto de Lei 5595 e o discurso de ódio: a desconstrução da carreira docente no contexto pandêmico

The Bill 5595 and the hate speech: a deconstruction of teaching career in the pandemic context

RESUMO

A construção discursiva do ódio apresenta muitas facetas e, considerando isso, buscamos nos aproximar dos estudos sobre o fenômeno do discurso de ódio (GLUCKSMANN, 2007Glucksmann, A. (2007). O Discurso do Ódio. Rio de Janeiro: DIFEL .) na internet, focando na desconstrução da carreira docente no Twitter. Para a construção e análise dos dados, entrelaçamos a Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001Fairclough, N. (2001). Discurso e Mudança Social. Brasília: Universidade de Brasília.) e a etnografia virtual (HINE, 2005Hine, Christine (2004). Etnografía virtual. Nuevas Tecnologías y Sociedad. Barcelona: Editorial UOC. ) para investigarmos os processos sociodiscursivos engendrados no discurso de ódio aos professores a partir de comentários feitos no Twitter sobre o Projeto de Lei 5595 (BRASIL, 2020Brasil (2020). Câmara dos Deputados. Projeto de Lei no 5595, de 17 de junho de 2020. Reconhece a educação básica e a educação superior, em formato presencial, como serviços e atividades essenciais e estabelece diretrizes para o retorno seguro às aulas presenciais. Brasília: Câmara dos Deputados. https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/148171. (accessed August 7, 2021).
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). Os resultados da pesquisa mostram-nos que o fortalecimento do discurso de ódio à carreira docente é um mecanismo de silenciamento dos docentes que estão empenhados na defesa dos direitos humanos. Dessa forma, produzir, distribuir e consumir o discurso de ódio pelas redes sociais é uma prática discursiva nociva, pois demonstra uma intenção clara de destruir, de incitar o mal ou de promover o ódio a determinados grupos sociais minorizados.

Palavras-chave:
Discurso de ódio; Carreira docente; PL 5595; Twitter

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