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Escrita Acadêmica: Fator de exclusão nos processos de formação de pós-graduação?

RESUMO

A escrita acadêmica desempenha um papel central na produção e difusão do conhecimento, finalidade fundamental na formação pós-graduada. O artigo trata de um dos casos estudados, como parte de uma investigação mais ampla, cujo objetivo foi compreender as transformações na escrita acadêmica de estudantes de pós-graduação de três regiões colombianas. Este estudo teve como objetivo compreender as transformações na escrita de um contexto intercultural, formado por 18 estudantes, sete deles pertencentes a um povoado indígena colombiano. Foram retiradas as produções escritas elaboradas no início e no final da pós-graduação, as quais foram analisadas a partir das categorias: Locutor/Enunciador, Interlocutor/Enunciador, Tópico/O Enunciado, Superestrutura e Macro/Microestrutura, com base na perspectiva discursiva interativa de Martinez e outros. (2004Martínez, M. C., Álvarez, D. I., Hernández, F., Zapata, F., & Castillo, L. C. (2004). Discurso y aprendizaje. Cátedra UNESCO para la Lectura y la Escritura en América Latina/Universidad del Valle). Os resultados mostram que apesar das transformações positivas de todas as escritas, ainda persistem dificuldades, especialmente nos estudantes indígenas, questão que pode ser um fator de exclusão dentro das comunidades acadêmicas e que nos convida a refletir sobre novas formas de assumir a alfabetização acadêmica em contextos interculturais. contextos.

Palavras-chave:
escrita acadêmica; formação pós-graduada; interculturalidade; estudantes indígenas

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