Acessibilidade / Reportar erro

A emergência do professor/conselheiro de língua adicional sob o paradigma da complexidade

RESUMO

Neste texto, discutimos a emergência de um professor/conselheiro complexo de língua adicional sob o arcabouço da teoria da complexidade refletindo sobre os subsistemas de ensino e de aprendizagem da educação pré-serviço. O professor/conselheiro complexo valoriza todos os sub e suprassistemas, acolhe as identidades fractalizadas, concilia as várias concepções associadas ao seu papel, energiza e move diferentes sistemas ligados à profissão e usa diversos métodos e abordagens de ensino e de aprendizagem de língua. Demonstraremos evidências da emergência do professor/conselheiro complexo na formação inicial para o ensino e aconselhamento em aprendizagem de língua.

Palavras-chave:
sistema adaptativo complexo; língua adicional; professor; conselheiro

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br