Acessibilidade / Reportar erro

A criação do espaço institucional da linguística e dos estudos das línguas indígenas no Brasil* * Partes deste artigo foram apresentadas na palestra “Reflexões sobre o espaço institucional para o estudo das línguas indígenas”, proferida no I Seminário sobre as tendências e os destinos da Área de Estudos Linguísticos no Brasil: repensando práticas e propondo caminhos para Goiás - O panorama dos estudos sobre línguas indígenas e a educação indígena no Brasil realizado na Universidade Federal de Goiás em outubro de 2012.

The creation of the institutional space for linguistics and for the study of indigenous languages in Brazil

Este artigo apresenta a situação dos estudos linguísticos em geral e dos estudos das línguas indígenas brasileiras antes da década de 1960, como pano de fundo para o relato da trajetória profissional de Aryon Dall’Igna Rodrigues como formador, pesquisador e criador do espaço institucional desses estudos no Brasil. Examinam-se as principais recomendações de seu relatório ao Simpósio de Cartagena e sua atuação na realização dessas metas, promovendo os primeiros Institutos Brasileiros de Linguística, participando dos Institutos Interamericanos de Linguística e desenvolvendo programas de pós-graduação em três instituições de ensino superior. Destaca-se o seu trabalho como orientador de dissertações e teses na área de línguas indígenas e apresenta-se o inventário das línguas indígenas estudadas até o momento.

Aryon Dall’Igna Rodrigues; Linguística; Línguas indígenas brasileiras; Institucionalização


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br