Acessibilidade / Reportar erro

Aproximação ao ensaio acadêmico como gênero de formação em Ciências Sociais: o caso da Sociologia

RESUMO

O ensaio acadêmico é um dos gêneros-chave na formação de estudantes em Ciências Sociais e Humanidades na educação superior. O seu estudo em espanhol tem sido relativamente limitado, focado geralmente na sua estrutura retórica e deixando de lado tanto descrições discursivas detalhadas quanto diferenças disciplinares na escrita do ensaio. Este artigo oferece uma exploração inicial do ‘ensaio acadêmico’ no âmbito das Ciências Sociais, a partir da análise de textos escritos por estudantes de Sociologia. Esta descrição tipológica é baseada na Linguística sistêmico-funcional (LSF) e a sua proposta de análise de gênero (Martin e Rose 2008MARTIN, J. R.; ROSE, D. 2008. Genre Relations. Mapping Culture. London: Equinox.; Hood 2010HOOD, S. 2010. Appraising Research: Evaluation in Academic Writing. London: Palgrave Macmillan.).

Palavras-chave:
ensaio acadêmico; Linguística sistêmico-funcional; Sociologia; tipologia de gênero em espanhol

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br