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O uso de pistas secundárias na marcação de foco prosódico na fala de crianças com transtorno fonológico

RESUMO

Este trabalho apresenta uma caracterização acústica do foco prosódico na fala de crianças com transtorno fonológico a fim de identificar quais pistas fonético-acústicas marcariam a produção do foco prosódico na fala desse grupo de sujeitos. Os dados analisados foram obtidos em sessões de avaliação fonoaudiológica a partir de tarefa de repetição de sentenças com elementos focalizados. Duração, intensidade e tipo de acento tonal no elemento focalizado foram as pistas submetidas à análise. Os resultados mostraram que a focalização prosódica na fala de crianças com transtorno fonológico é marcada por aumento da duração e por aumento da intensidade, mas não é marcada pelo acento tonal característico da marcação de foco prosódico. Esses resultados são discutidos à luz da combinação de pistas fonéticas responsáveis pela caracterização da produção do foco prosódico e de suas implicações clínicas. O estudo apresenta contribuições tanto para os estudos linguísticos quanto para os estudos clínicos com ênfase em aquisição de linguagem.

Palavras-chave:
aquisição de linguagem; transtorno fonológico; produção de fala; foco prosódico

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