Acessibilidade / Reportar erro

Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações* * Dados resultantes da tese "O trabalho representado do professor de pós-graduação de uma universidade pública", defendida em 2011 no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP (Muniz-Oliveira 2011).

A discursive interpretation about the real activity of teaching in higher education: difficulties and overcomings

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise de um texto produzido por um professor de ensino superior em que identificamos representações construídas sobre o seu trabalho efetivamente realizado a partir dos níveis enunciativo e semântico (Machado & Bronckart 2009______ & BRONCKART, Jean-Paul. 2009. (Re-)Configurações do trabalho do). Seguimos o interacionismo sociodiscursivo (Bronckart 2006______. 2006. Por que e como analisar o trabalho do professor. In: MACHADO, Anna Rachel; MATÊNCIO, Maria L. Meirelles (orgs.). Atividade de Linguagem, Discurso e Desenvolvimento Humano. Campinas: Mercado de Letras. p. 203-230., 2008______. 2008. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado. São Paulo: EDUC.), que atribui ao agir e à linguagem papel fundamental no desenvolvimento humano, e a Psicologia do Trabalho (Clot 2006______. 2006. A função psicológica do trabalho. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. Tradução de Adail Sobral., 2010CLOT, Yves. 2010. Trabalho e poder de agir. In: LIMA, Francisco de Paulo Antunes; RIBEIRO, Rodrigo (org.). Tradução de Guilherme J. F. Teixeira e Marlene M. Z. Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum Editora.) que estudam situações de trabalho. Para a geração do texto em análise, utilizamos um procedimento denominado instrução ao sósia com um professor experiente da área de estudos da linguagem de uma universidade pública. Como resultado, identificamos elementos que remetem a dificuldades para a realização de algumas atividades de trabalho, mas também a superações, evidenciado o real da atividade de trabalho do professor.

Palavras-chave:
ensino superior; real de atividade; trabalho docente; interacionismo sociodiscursivo; Psicologia do Trabalho

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br