Acessibilidade / Reportar erro

Tomada de postura: relatando verbos em citações em teses de graduação em inglês

RESUMO

Os escritores L2 tendem a ter dificuldades em usar verbos de relato (Bloch, 2010Bloch, J. (2010). A concordance-based study of the use of reporting verbs as rhetorical devices in academic papers. Journal of Writing Research 2 (2), 219-244. https://doi.org/10.17239/jowr-2010.02.02.7
https://doi.org/10.17239/jowr-2010.02.02...
) porque a escolha do verbo de relato requer algumas considerações: a postura do autor cujas afirmações estão sendo relatadas, a postura do escritor e a interpretação do escritor (Thompson e Ye, 1991Thompson, G., & Ye, Y. (1991). Evaluation in reporting verbs used in academic papers. Applied Linguistics 12, 365-382. https://doi.org/10.1093/applin/12.4.365
https://doi.org/10.1093/applin/12.4.365...
). Este artigo explora a tomada de posição ao relatar verbos no contexto de citações em teses de graduação escritas por estudantes mexicanos em inglês como língua estrangeira. O corpus consiste em trinta teses de graduação escritas por falantes não nativos de inglês na área de ensino da língua inglesa. Eu uso ferramentas linguísticas de corpus, ou seja, concordâncias para a análise da tomada de posição que torna as expressões observáveis em seu contexto. Os resultados mostram que os alunos de graduação usam verbos de relato para expressar sua postura em suas teses e que isso varia de acordo com o capítulo. Este artigo sugere uma categoria de verbos de relatório que é comumente usada na redação acadêmica de EFL dentro da disciplina de ELT. Proponho algumas implicações educacionais, ressaltando a necessidade de conscientizar os alunos e seus instrutores de que a escolha dos verbos de relato não é apenas uma questão de escolha estilística, mas pode ser uma expressão de identidade autoral.

Palavras-chave:
Redação EFL; relato de verbos; postura; tese de graduação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br