Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 38, Número: 3, Publicado: 2022
  • Prosódia e Interfaces Presentation

    Serra, Carolina; Fernandes-Svartman, Flaviane; Cruz, Marisa
  • A prosodização de palavras derivadas em português brasileiro: Reunindo perspectivas Articles

    Schwindt, Luiz Carlos; Bisol, Leda

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo revisitamos e estendemos o debate sobre o estatuto prosódico de palavras derivadas por afixação em português brasileiro no escopo da Teoria da Otimidade, de modo especial nas propostas de Selkirk (1996) e Itô & Mester (2008), em que se assume que restrições universais violáveis dão conta do mapeamento entre estruturas prosódicas e gramaticais com o custo de eventual desobediência a certos princípios da hierarquia prosódica. Partindo da literatura sobre o tema, reunimos as ideias de nossas análises anteriores (Bisol, 2000, 2004, 2007; Schwindt, 2001, 2008, 2013) para sustentar que vocábulos afixados da língua estão submetidos a três tipos de prosodização - composição, adjunção e incorporação -, estando prefixos sujeitos aos três, enquanto sufixos somente à incorporação e composição, não à adjunção. Em contraste, clíticos se caracterizam como estruturas a que rotulamos como anexadas. As evidências provêm, sobretudo, do diagnóstico de atribuição do acento, mas também de outros processos do domínio da palavra. Baseados nessa descrição, problematizamos algumas consequências dessa tipologia para a organização da hierarquia prosódica e seus efeitos sobre a transparência morfológica, defendendo um contínuo que vai de estruturas compostas até incorporadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper revisits and extends the debate on the prosodic status of affixed words in Brazilian Portuguese within the Optimality Theory framework, especially based on Selkirk (1996) and Itô & Mester (2008)’s proposals, according to which violable universal constraints are responsible for mapping grammatical and prosodic structures at the expense of a possible disobedience to certain principles of the prosodic hierarchy. Starting from a review of the literature on the topic, we bring together ideas from our previous studies (Bisol, 2000, 2004, 2007; Schwindt, 2001, 2008, 2013) to argue that affixed words in Brazilian Portuguese are subject to three types of prosodization - composition, adjunction and incorporation - prefixes being subject to all three, while suffixes only to incorporation and composition, not to adjunction. In contrast, clitics are characterized as structures labeled as attached to their hosts. The evidence comes especially from the diagnostics of stress assignment, but also from other word domain processes. Based on this description, we problematize some consequences of this typology for the organization of the prosodic hierarchy and its effects on morphological transparency by defending a continuum that goes from composite to incorporated structures.
  • Fala dirigida à criança em português brasileiro: A prosódia de perguntas Articles

    Name, Cristina; Sosa, Juan Manuel

    Resumo em Português:

    RESUMO A fala dirigida à criança (FDC) é o registro comumente usado nas interações bebê-adulto em muitas comunidades linguísticas, e apresenta uma série de particularidades lexicais, sintáticas e prosódicas quando comparada à fala entre adultos, tais como palavras com reduplicação de sílabas, alta taxa de perguntas e prosódia exagerada. Neste estudo, elegemos como objeto de investigação as interrogativas e suas propriedades prosódicas. A análise de dados de interações de dez bebês de 4 a 12 meses adquirindo o português brasileiro e seus cuidadores revelou que as perguntas corresponderam a 33% do total de enunciados produzidos e são realçadas principalmente pelo pitch marcado (maior pitch range e pitch span), e maior duração. Ainda, os contornos de pitch das perguntas Qu e Sim/Não (perguntas totais) seguem seus respectivos padrões observados na fala adulta. Esses resultados são compatíveis com os encontrados na literatura e apontam que, de modo geral, A FDC usada no português brasileiro apresenta características semelhantes a esse registro em outras línguas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Infant-directed speech (IDS) is the register commonly used in infant-adult interactions in many linguistic communities, and presents a number of special lexical, syntactic and prosodic particularities when compared to adult speech, such as words with syllable reduplication, high question rate and exaggerated prosody. In this study, we focus on interrogatives and their prosodic properties as the object of investigation. Data analysis of interactions of ten Brazilian Portuguese-acquiring infants aged 4 to 12 months and their caregivers, revealed that questions corresponded to 33% of the total utterances produced and are emphasized mainly by marked pitch (raised pitch range and expanded pitch span), as well as increased duration. Moreover, the pitch contours of Wh and Yes/No questions followed their respective patterns observed in adult speech. These results are compatible with those found in the literature and indicate that, in general, the IDS used in Brazilian Portuguese has similar characteristics to this register in other languages.
  • Português guineense: O que a entoação das sentenças interrogativas mostra sobre essa variedade Articles

    Braga, Gabriela; Frota, Sónia; Fernandes-Svartman, Flaviane

    Resumo em Português:

    RESUMO Na Guiné-Bissau o português é a única língua oficial, e, por razões históricas e sociopolíticas, governo e população assumem que no país se fale português europeu (PE). Todavia, encontramos ali um espaço multilíngue em que o kriol é a língua da unidade nacional e o português é falado como uma segunda língua. Diante deste contexto, analisamos a entoação das sentenças interrogativas totais neutras do português guineense (PGB), verificando se a entoação deste tipo frásico o aproxima das características do PE standard (SEP) ou se estamos diante de uma variedade guineense em formação. Através do aparato teórico da Fonologia Prosódica integrada à Fonologia Entoacional analisamos sentenças interrogativas totais neutras produzidas através de tarefa de leitura por quatro participantes guineenses, falantes de kriol como língua materna e de português como uma segunda língua. Nossos resultados mostram que, quanto ao contorno pré-nuclear e nuclear e à densidade tonal, a entoação das interrogativas neutras do PGB se distingue do SEP e aproxima-se das variedades brasileiras e africanas já estudadas, resultado já apontado na literatura para as sentenças declarativas, assinalando a gramática entoacional desta variedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Guinea-Bissau, Portuguese is the only official language, and, for historical and sociopolitical reasons, European Portuguese (EP) is assumed as the variety spoken. However, we find a multilingual space in which Kriol is the national unity language and Portuguese is spoken as a second language. In this context, we analyzed the intonation of neutral yes-no questions of Guinea-Bissau Portuguese (GBP), to examine whether the intonation of this sentence type resembles that found SEP (spoken in Lisbon) or whether we are facing a Guinea-Bissau Portuguese variety in formation. Using the theoretical framework of Prosodic Phonology and Intonational Phonology, we analyzed neutral yes-no questions produced through a reading task performed by four Guinea-Bissau participants, native speakers of Kriol, and speakers of Portuguese as a second language. Our results show that, for the pre-nuclear and nuclear contour as well as tonal density, the intonation of GBP neutral yes-no questions differs from SEP and is closer to Brazilian and African varieties already studied. This outcome was previously pointed out in the literature for declarative sentences, suggesting that GBP is developing its own intonational grammar.
  • A entoação do português falado em Maputo, Moçambique: Um estudo de caso Articles

    Serra, Carolina; Oliveira, Ingrid

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste estudo de caso sobre o português de Maputo (capital de Moçambique), descrevemos a entoação de sentenças SVO declarativas neutras e de interrogativas totais neutras, utilizando o aporte teórico-metodológico da Fonologia Entoacional Autossegmental e Métrica e da Fonologia Prosódica. Os resultados para as declarativas revelam que 1) o fraseamento prosódico do Sujeito e do Predicado em sintagmas entoacionais (IPs) independentes (S)(VO) predomina; 2) os contornos nucleares LH+L* L% e H+L* L% são prevalentes em IP final, e contornos com fronteira H% são os mais frequentes em IP medial; 3) há uma presença significativa de acentos frasais localizados entre S e V, e entre V e O e ainda dentro do S, separando o núcleo de seus complementos; e 4) há a possibilidade de um tom adicional associado a sílabas pretônicas de palavras prosódicas longas (5 sílabas), majoritariamente em início de IP. Nas interrogativas, o movimento ascendente-descendente associado à porção nuclear é o mais frequente: L+(<¡)H* L%. Em termos de densidade tonal, a acentuação das PWs foi categórica tanto nas declarativas quanto nas interrogativas totais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This case study of Portuguese as spoken in Maputo, the capital of Mozambique, describes the intonation of neutral declarative SVO sentences and neutral yes-no questions using the theory and methodological tools of Prosodic Phonology and Autosegmental-Metrical Intonational Phonology. In neutral declaratives, 1) prosodic phrasing of Subject and Predicate into independent (S)(VO) intonational phrases (IPs) predominated; 2) LH+L* L% and H+L* L% nuclear contours predominated in final IPs, while contours with high H% boundary were most frequent in medial IPs; 3) phrase accents frequently occurred between S and V, between V and O and even within S, separating the nucleus from its complements; and 4) an additional tone was possible in association with the pre-stressed syllables of long (5-syllable), mostly IP-initial, prosodic words. In neutral questions, the nucleus most often featured a rising-falling L+(<¡)H* L% movement. High tonal density was also found, with pitch accents associated with stressed syllables of all PWs in both declaratives and yes-no questions.
  • O uso de pistas secundárias na marcação de foco prosódico na fala de crianças com transtorno fonológico Articles

    Soncin, Geovana; Polli, Luiza; Berti, Larissa Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho apresenta uma caracterização acústica do foco prosódico na fala de crianças com transtorno fonológico a fim de identificar quais pistas fonético-acústicas marcariam a produção do foco prosódico na fala desse grupo de sujeitos. Os dados analisados foram obtidos em sessões de avaliação fonoaudiológica a partir de tarefa de repetição de sentenças com elementos focalizados. Duração, intensidade e tipo de acento tonal no elemento focalizado foram as pistas submetidas à análise. Os resultados mostraram que a focalização prosódica na fala de crianças com transtorno fonológico é marcada por aumento da duração e por aumento da intensidade, mas não é marcada pelo acento tonal característico da marcação de foco prosódico. Esses resultados são discutidos à luz da combinação de pistas fonéticas responsáveis pela caracterização da produção do foco prosódico e de suas implicações clínicas. O estudo apresenta contribuições tanto para os estudos linguísticos quanto para os estudos clínicos com ênfase em aquisição de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents an acoustic description of prosodic focus marking in speech of children with phonological disorder to identify which phonetic cues can be seen as markers of contrastive focus. The data was obtained in speech evaluation sessions through a task of repeating focus marking sentences. Duration, intensity and intonation on focused words were the phonetic cues under analysis. Results show that prosodic focus marking in speech of children with phonological disorder is characterized by increased duration and intensity, but is not characterized by the use of contrastive focus marking nuclear accent. These results are discussed considering, on one hand, the combination of phonetic cues relevant for characterizing the production of contrastive focus and, on the other hand, its clinical implications. We present contributions for both linguistic and clinical studies in language acquisition.
  • O efeito de tarefa na produção do ritmo por estudantes cantonenses de português como L2 Articles

    Sun, Yuqi; Zhang, Cong

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo examina a produção oral em português como L2 produzida por oito falantes nativos cantonenses de Macau, China. Os objetivos deste estudo são investigar (1) se o ritmo da fala em português L2 se aproxima da língua de partida (i.e., cantonense) ou do da língua de chegada (português), e (2) se o ritmo da fala L2 difere entre três tarefas diferentes: leitura, recontagem e interpretação. Sete métricas de ritmo, i.e., %V, ΔC, ΔV, VarcoC, VarcoV, rPVI_C, e nPVI_V foram adotadas para comparação e investigação. Os resultados mostraram que o ritmo do português como L2 produzido pelos falantes cantonenses diferia do ritmo dos falantes cuja L1 é português. O apagamento de r e a vogal epentética são as razões para as variabilidades da produção de L2 português pelos falantes cantonenses, pois propriedades estas afetam a duração e o número dos intervalos vocálicos e consonantais. Além disso, na produção destes falantes, as tarefas semi-espontâneas (recontagem e interpretação) apresentaram uma diferença significativa em relação à tarefa de leitura. A força motriz de tal diferença é a carga cognitiva por detrás das tarefas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study examines L2 Portuguese speech produced by eight native Cantonese speakers from Macao, China. The aims of this study are to investigate (1) whether the speech rhythm in L2 Portuguese is more source-like (more similar to Cantonese) or more target-like (more similar to Portuguese), and (2) whether L2 speech rhythm differs across three different tasks: a reading task, a retelling task, and an interpreting task. Seven rhythm metrics, i.e., %V, ΔC, ΔV, VarcoC, VarcoV, rPVI_C, and nPVI_V, were adopted for comparison and investigation. The results showed that L2 Portuguese rhythm produced by Cantonese speakers differed from L1 Portuguese speakers’ rhythm. R-deletion and vowel epenthesis were the reasons for the variabilities and instabilities of L2 Portuguese production by Cantonese learners, as they affect the duration and the number of vowel intervals and consonantal intervals. Moreover, in Cantonese learners’ L2 Portuguese production, the semi-spontaneous tasks (retelling and interpreting) presented a significant difference from the reading task. The driving force for such a difference was the cognitive load behind the tasks.
  • Efeitos de movimentos de F0, intensidade e duração na identificação perceptiva da questão parcial e da exclamação no português brasileiro Articles

    Miranda, Luma da Silva; Moraes, João Antônio de; Rilliard, Albert

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo apresenta uma análise perceptiva da entoação da questão parcial e da exclamação do português brasileiro com o objetivo de discriminar suas características acústicas e perceptivas. O corpus deste estudo é constituído pela frase “Como você sabe”, que foi produzida com os dois atos de fala. Aplicaram-se dois testes de percepção para avaliar a capacidade dos sujeitos em identificar esses atos de fala baseados nas suas características prosódicas, bem como a relevância perceptiva de pistas prosódicas específicas que atuam no reconhecimento da questão parcial e da exclamação. Os resultados do primeiro teste perceptivo aplicado com vinte e cinco ouvintes indicaram que eles identificam esses dois atos de fala somente pela entoação, enquanto os do segundo teste aplicado com vinte participantes mostraram que a configuração da F0 no núcleo das sentenças e as informações de intensidade e duração contribuem para o reconhecimento perceptivo desses atos de fala. Estímulos com movimento de F0 descendente na última sílaba tônica tendem a ser interpretados como questão parcial, enquanto os estímulos com movimento de F0 ascendente de baixa amplitude tendem a ser julgados como exclamação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study presents a perceptual analysis of the Brazilian Portuguese wh-question and wh-exclamation intonational contours to discriminate their acoustic and perceptual features. The corpus of this study is composed of the sentence “Como você sabe” (“How do you know” vs. “How clever you are!”), which was produced with both speech acts. Two perceptual identification experiments were designed to assess the subjects’ ability to identify these speech acts based on their prosodic characteristics, as well as the perceptual relevance of specific prosodic cues in the recognition of wh-questions and wh-exclamations. The results of the first perceptual test indicated that Brazilian listeners can identify these two speech acts by intonation only, whereas the second test showed that F0, duration and intensity cues contribute to the perceptual identification of the speech acts. Stimuli with a falling F0 movement in the last stressed syllable tend to be interpreted as wh-questions, whereas stimuli with a slightly rising F0 movement tend to be judged as wh-exclamations.
  • Tipos de foco no português do Brasil: Produção e percepção multimodal Articles

    Carnaval, Manuella; Moraes, João Antônio de; Rilliard, Albert

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo descreve a focalização prosódica como um fenômeno multimodal no português do Brasil, investigando a relevância de duas modalidades na produção e percepção do foco: auditiva (A), visual (V), além de sua apresentação audiovisual (AV). Cinco tipos de foco são considerados, de acordo com seus valores semântico-pragmáticos: (a) em enunciados assertivos: (i) FI - foco informacional (uma resposta a uma pergunta prévia, constituindo informação nova), (ii) FC - foco contrastivo (correção de uma informação errada), (iii) FAT - foco atenuado (proposição de uma solução alternativa para uma afirmação prévia); (b) em enunciados interrogativos: (i) FINT - foco interrogativo (uma nova informação requisitada em uma pergunta); (ii) FE - foco com estranheza (uma informação prévia é colocada em dúvida). Também foram investigadas a extensão e a posição do foco na sentença. Após a aplicação de um experimento perceptivo e de uma análise multimodal, os resultados mostraram que a multimodalidade apresenta relevância na produção e percepção do foco. No entanto, diferentes parâmetros acústicos e visuais, ou a sua combinação, contribuem para a transmissão de diferentes significados, segundo cada tipo de foco.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims at describing prosodic focalization as a multimodal phenomenon in Brazilian Portuguese, evaluating the role of two modalities in focus production and perception: audio (A), visual (V), and their combined audiovisual presentation (AV). Five focus types are considered, according to their semantic-pragmatic values: (a) in declarative sentences: (i) IF - informational focus (answer to a previous question, conveying new information), (ii) CF- contrastive (strong) focus (correction of information considered wrong); (iii) ATF - attenuated (weak) focus (proposition of an alternative solution to previous information); (b) in interrogative sentences: (i) INTF - interrogative focus (a new information is requested in the question); (ii) SF - surprise focus (one casts doubt on a previous information). Also, structural factors were evaluated, as focus extension and position in the sentence. After running a multimodal perceptual experiment and developing an acoustic and visual analysis on focus production, results show that multimodality plays a relevant role in focus production and perception. Different acoustic and visual parameters, or configuration of parameters, contribute to conveying distinct meanings, according to each focus type.
  • Prosódia da fala emotiva: Como leitores de diferentes níveis de escolaridade processam aspectos pragmáticos na leitura em voz alta Articles

    Santos, Alcione de Jesus; Rothe-Neves, Rui; Pacheco, Vera; Baldow, Virgínia Silveira

    Resumo em Português:

    RESUMO A fim de correlacionar proficiência leitora e aspectos prosódicos, caracterizou-se a leitura em voz alta de leitores em diferentes níveis de escolaridade quanto ao comportamento acústico de frases alvo sob o escopo das emoções básicas alegria, raiva e tristeza, bem como na forma neutra. Buscou-se mostrar como estes diferentes perfis de leitores processam aspectos pragmáticos do texto escrito. Para isso, foram produzidos textos cujos contextos semânticos incitavam as emoções supracitadas. Os textos foram lidos em voz alta e gravados para análise acústica. Os escores brutos foram submetidos a análises estatísticas. O teste estatístico evidenciou diferenças significativas entre as diferentes emoções, bem como entre as diferentes emoções e a forma neutra, para indivíduos mais escolarizados. Verificamos que valores acústicos de F0, de intensidade e de taxa de elocução são significativamente aumentados em emoções como a alegria e a raiva e diminuídos na tristeza.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In order to correlate reading proficiency and prosodic aspects, we characterized the reading aloud of readers at different levels of education regarding the acoustic behavior of target phrases under the scope of basic emotions: joy, anger and sadness, as well as in a neutral way. We seek to show how these different reader profiles process pragmatic aspects of the written text. For this, we produced texts whose semantic contexts incited the aforementioned emotions. Texts were read aloud and recorded for acoustic analysis. Raw scores were statistically analyzed. The statistical test showed significant differences across the different emotions, as well as between different emotions and the neutral form, for more schooled individuals. We found that acoustic values of F0, intensity and speech rate are significantly increased in emotions such as joy and anger and decreased in sadness.
  • Organização temporal da fala em três condições neurológicas relacionadas aos núcleos da base Articles

    Machado, Thais Helena; Bertolino, Ana Cláudia Pereira; Pereira, Leandro; Cardoso, Francisco E. C.; Rothe-Neves, Rui

    Resumo em Português:

    RESUMO Os núcleos da base participam de redes neuronais que controlam movimentos voluntários do corpo, incluindo os da fala. Doenças que afetam a função dessas estruturas podem gerar movimentos anormais hipocinéticos ou hipercinéticos, influenciando o controle motor da fala. Como a organização temporal prosódica varia na disartria devido à doença de Parkinson (DP), doença de Huntington (DH) e coreia de Sydenham (CS)? Três grupos clínicos (DP com e sem medicação, DH e CS) de 15 participantes e um grupo controle (n = 18) leram um texto em voz alta. As medidas de fluência da fala foram relacionadas aos limites sintáticos dentro do texto. Não houve correlação entre escalas motoras globais e parâmetros temporais de fala. Houve correlações entre os limites sintáticos e a duração das pausas em todos os grupos. Apenas os resultados de DH diferenciaram-se dos demais grupos clínicos e em relação ao grupo controle. Os grupos clínicos foram mais lentos na produção da fala, mas preservam a função sintática da prosódia em diferentes níveis. A disfunção dos núcleos da base parece afetar todos os grupos clínicos, apesar da etiologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Basal ganglia participate in neural networks that control voluntary body movements, including speech. Diseases that affect the function of these structures can generate abnormal hypokinetic or hyperkinetic movements, influencing speech motor control. How does prosodic temporal organization vary in dysarthria due to Parkinson’s disease (PD), Huntington’s disease (HD), and Sydenham’s chorea (SC)? Three clinical groups (PD with and without medication, HD, and SC) of 15 participants and a control group (n = 18) read a text aloud. Speech fluency measures were related to syntactic boundaries within the text. There was no correlation between global motor scales and temporal parameters of speech. There were correlations between syntactic limits and the duration of pauses in all groups. Only the HD results differed from the other clinical and control groups. Clinical groups are slower to produce speech but preserve the syntactic function of prosody at different levels. Basal nuclei dysfunction appears to affect all clinical groups, regardless of etiology.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br