Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 40, Número: 1, Publicado: 2024
  • Parâmetros morfológicos e sintáticos na língua Bakairi (Karib): um enfoque da ergatividade Artigos

    Souza, Tania Conceição Clemente de

    Resumo em Português:

    RESUMO Nossa análise com a língua Bakairi vem se sedimentando num corpus significativo resultante de sete pesquisas de campo, realizadas no período de 1984 a 1992, e quatro pesquisas mais recentes, realizadas entre 2019 a 2023. Todas as pesquisas tomam como foco a variedade de Bakairi falada na terra indígena Pakuenra. Dentro do enfoque da Teoria Gerativa, nosso trabalho busca investir na discussão em torno dos parâmetros de uma língua sintaticamente ergativa, perseguindo os seguintes objetivos (i) descrever o funcionamento dos verbos em Bakairi, a partir da distribuição dos paradigmas -aki e -tai, colocando em pauta a diátese verbal e a seleção de argumentos internos ao VP ou alocados em vP e (ii) reafirmar o status dos argumentos internos ao VP como argumentos canônicos versus o status derivados dos argumentos com papel de agente. Os principais resultados que temos alcançado vão ao encontro da definição de uma língua sintaticamente ergativa, uma vez que não estamos lidando com marcas nominais de caso, fato que vem contribuir para elucidar formalmente os tipos de alinhamento nas línguas naturais, âmbito onde se dão os debates sobre a noção de Caso (lexical/inerente e estrutural).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this paper is threefold: (i) to contribute to the discussion around the parameters of a syntactically ergative language, using the Generative Theory framework, (ii) to describe how verbs work in Bakairi, based on the distribution of the -aki and -tai paradigms, focusing on verbal diathesis and the selection of arguments internal to VP or allocated in vP, and (iii) to reaffirm the status of arguments internal to VP as canonical arguments versus the derived status of arguments with agent role. To this end, our analysis of the Bakairi language is based on a significant corpus resulting from seven field surveys carried out from 1984 to 1992, from three more recent surveys conducted from 2013 to 2018, and four most recent surveys, carried out between 2019 and 2023. All of these studies focus on the Bakairi variety spoken in the Pakuenra indigenous land. The main results are in line with the definition of a syntactically ergative language, as we are not dealing with nominal case marks, a fact that contributes to formally elucidating the types of alignment in natural languages, where the discussions on the notion of Case (lexical/inherent and structural) take place.
  • Clínica de Linguagem: sob efeito da novidade saussuriana Artigos

    Lier-DeVitto, Maria Francisca; Fonseca, Suzana Carielo da; Arantes, Lúcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Discute-se, neste artigo, o impacto do pensamento de Saussure no Interacionismo em Aquisição de Linguagem e, também, na Clínica de Linguagem. Trata-se de duas teorizações que emergem pela via de uma historicização crítica relativamente as esferas de que partem: uma, o Interacionismo, que se desenvolve e se estabelece em diálogo tenso com a área da Aquisição da Linguagem e, outra como campo da Fonoaudiologia. Parte-se do reconhecimento de que Saussure, embora admitido como “pai” da ciência da linguagem, raramente o impacto de seu pensamento se fez notar em seu berço de origem. Ele é, por outro lado, notável no campo amplo das ciências humanas em geral. Neste ambiente justifica-se destacar, neste trabalho, duas esferas em que efeitos de la langue (o objeto da Linguística) é mobilizado em suas estruturações e delimitações próprias. Este artigo realiza, ainda, o esforço de iluminar a diferença entre Interacionismo em Aquisição de Linguagem e Clínica de Linguagem, procurando mostrar que a referência a um mesmo fundo teórico não inibe a necessária exigência de distinção entre Aquisição e Patologias da Linguagem. Apesar dessa convergência teórica, parece crucial esclarecer a diferença entre os programas Interacionista e da Clínica da Linguagem. Tal distinção envolve o esforço de caracterizar o distanciamento empírico e conceitual existente entre os erros típicos, que ocorrem na fala infantil, e os erros sintomáticos que se cristalizam na fala de crianças ou adultos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the influence of Saussure’s theorization on the construction of the so-called Interactionist approach to the language acquisition process as proposed by De Lemos. This paper also addressed its impact on the building up of the Language Clinic framework. The two fields mentioned above depart from critical reviews on both their proper investigation objects and the declared objectives assumed in their fields of study. Indeed, the Interactionist approach establishes itself within a tense dialogue with the area of Language Acquisition and the Language Clinic theoretical approach develops from sustaining a critical dialogue with the Speech Therapy and Pathology fields. Either one or the other includes Saussure’s scientific perspective on the object of Linguistics, named la langue by the author, a gesture which is responsible for the impact of his thought on the two domains focused here. It is worth emphasizing that whether Saussure’s influence is noticeable in the broad realm of the human sciences, surprisingly enough the effects of la langue (the object of Linguistics) are not deeply incorporated in Linguistics, its own disciplinary birthplace. Despite that theoretical convergence, it seems crucial to clarify the difference between the Interactionist and the Language Clinic programs. Such a distinction involves the effort of characterizing the empirical and conceptual distance holding between typical errors that occur in children’s speech and symptomatic errors crystallized in children’s or adults’ speeches.
  • Educação linguística crítica para a transformação social radical: discussões sobre letramentos, criticidade e afeto em tempos de barbárie Artigos

    Tilio, Rogério; Rocha, Claudia Hilsdorf

    Resumo em Português:

    RESUMO Nossa proposta, neste artigo, é discutir a ideia de educação linguística crítica com vistas a uma transformação social radical, entendendo que esta só ocorre se conduzida de forma crítica e afetiva. Para isso, revisitamos o conceito de letramento crítico, buscando refletir sobre sua ligação com a afetividade. Após uma breve revisão do conceito de criticidade e de sua apropriação pedagógica pelas vertentes denominadas pensamento crítico, pedagogia crítica e letramento crítico, alinhamo-nos com uma perspectiva de criticidade como prática problematizadora a partir do engajamento com as diferenças. Argumentamos em favor de uma educação linguística pautada em uma postura crítico-afetiva, em tempos caóticos, a fim de que o processo educativo possa realizar-se de modo alinhado à filosofia freireana e, assim, revelar-se transformador e orientado para a paz. Por fim, apresentamos uma breve releitura da chamada pedagogia dos multiletramentos, com o intuito de fomentar possibilidades de encaminhamentos pedagógicos que contribuam, de fato, para a transformação social radical.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the idea of critical linguistic education aiming at a radical social transformation - considering that this will only occur if critical and affective practices are integrated to the learning process. To achieve this objetive, we revisit the concept of critical literacy and then reflect on its connection with affectivity. After a brief review of the concept of criticality and its pedagogical appropriation by the theoretical strands named critical thinking, critical pedagogy, and critical literacy, we align ourselves with the perspective of criticality as a problematizing practice, which emerges from an engagement with differences. In chaotic times, we argue in favor of a linguistic education based on a critical-affective posture, so that the educational process follows the freirean philosophy, that is, is supportive of a transformative and peace-oriented education. Finally, we present a brief rereading of the pedagogy of multiliteracies, to instigate possibilities of pedagogical implementations that may contribute to an actual radical social transformation.
  • A reflexão metalinguística e sua relação com a qualidade das explicações científicas Artículos

    Hugo, Evelyn; Meneses, Alejandra; Montenegro, Maximiliano

    Resumo em Português:

    RESUMO A reflexão metalinguística (RM), entendida como a capacidade de prestar atenção consciente à linguagem, pode ajudar o escritor na textualização. Em gêneros disciplinares, cuja produção é exigente, ter evidências de fatores que facilitem sua construção é um aspecto fundamental. No entanto, são necessários mais estudos para entender as características da RM e a relação com os textos escritos por alunos em gêneros disciplinares. Este estudo analisa a relação entre o RM e a qualidade das explicações científicas escritas por 359 alunos do 4º ano do ensino fundamental em duas unidades didáticas. Caracterizamos o desempenho do RM em cinco dimensões (discursiva, textual, gramatical, léxicosemântica e conceitual). Os modelos de regressão mostraram que o desempenho do RM prevê a qualidade das explicações, com uma contribuição diferente por dimensão e unidade de ensino. Além disso, o desempenho na dimensão conceitual da unidade 1 previu significativamente a qualidade das explicações da unidade 2. Nosso estudo mostra que o RM é uma variável associada à construção textual que recomendamos que seja aprimorada em futuras propostas de instrução.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La reflexión metalingüística (RM), entendida como la capacidad de atender conscientemente a la lengua, puede ayudar al escritor en la textualización. En géneros disciplinares, cuya producción es demandante, contar con evidencias de factores para andamiar su construcción es un aspecto clave. Sin embargo, más estudios son necesarios para comprender las características de la RM y la relación con los textos escritos por los estudiantes en géneros disciplinares. Este estudio analiza la relación entre RM y la calidad de explicaciones científicas escritas por 359 estudiantes de 4° grado de primaria en dos unidades didácticas. Caracterizamos los desempeños en RM en cinco dimensiones (discursiva, textual, gramatical, léxico-semántica, conceptual). Los modelos de regresión mostraron que el desempeño en RM predice la calidad de las explicaciones, con una contribución diferente por dimensión y unidad didáctica. Además, el desempeño en la dimensión conceptual para la unidad 1 predijo significativamente la calidad de las explicaciones de la unidad 2. Nuestro estudio muestra que la RM es una variable asociada a la construcción textual que recomendamos potenciar en futuras propuestas instruccionales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Metalinguistic reflection (MR), understood as the ability to consciously attend to language, can help the writer in textualization. In disciplinary genres, whose production is demanding, having evidence of factors to scaffold its construction is a key aspect. However, more studies are needed to understand the characteristics of MR and the relation with texts written by students in disciplinary genres. This study analyzes the relation between MR and the quality of scientific explanations written by 359 4th grade elementary students in two didactic units. We characterized RM performances in five dimensions (discursive, textual, grammatical, lexical-semantic, conceptual). Regression models showed that performance in RM predicts the quality of explanations, with a different contribution per dimension and didactic unit. In addition, performance in the conceptual dimension for unit 1 significantly predicted the quality of explanations for unit 2. Our study shows that MR is a variable associated with textual construction that we recommend enhancing in future instructional proposals.
  • Onde os edifícios têm nome: enunciados aderentes no espaço urbano de São Paulo Artigos

    Vitorino, Catarina; Souza-e-Silva, Maria Cecília Pérez de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho investiga a relação entre enunciação aderente e objetos arquitetônicos, discutindo os efeitos de sentido depreendidos pelos dispositivos discursivos de cenografia e ethos na arquitetura residencial paulistana. Com base nos princípios teóricos e metodológicos da análise do discurso e pesquisas na área da toponímia, é estruturada uma pesquisa de recorte geográfico com foco numa área central da cidade de São Paulo sujeita a diversas etapas de construção e em processo de transformação imobiliária crescente, com recorte temático-temporal definido pela afirmação da arquitetura moderna ao lançamento de novos imóveis na atualidade. Após considerações sobre os enunciados aderentes na paisagem urbana e a relação de aderência entre o enunciado e seu suporte, passa-se ao detalhamento do corpus delimitado para análise. Estabelecem-se, em seguida, os parâmetros de observação para o estudo dos enunciados aderentes, analisando-os e caracterizando-os de acordo com a área e a linguagem arquitetônica delimitada. Finalmente, as considerações sobre cenografia e relações interdiscursivas permitem concluir que os enunciados aderentes constituem um lugar privilegiado de observação da arquitetura, das transformações urbanas e dos discursos sobre tais transformações, na área central da cidade de São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper explores the relationship between adherent utterances in architectural objects and the formation of discursive ethos in São Paulo’s residential architecture. To that end, it uses the theoretical and methodological principles of discourse analysis and research in toponymy and focuses on a central area of the city. Such area was selected because it is experiencing an ever-growing real state transformation process, in which several construction stages can be observed. The temporal-thematic focus of the study was defined by the affirmation of modern architecture, up to the launch of contemporary new properties. The study is carried out by searching for adherent utterances in urban landscape, looking at the adherence relationship between the utterance and its support, establishing suitable observation parameters for the adherence utterances identified, and analyzing and characterizing the utterances in accordance with the architectural language of their supports. The results based on the considerations on scenography and interdiscursive relations suggest that the adherent statements constitute a privileged place for observing architecture and urban changes, as well as the discourses on them, in the central area of the city of São Paulo.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br