Estruturais |
Nível de burocratização das atividades |
Corresponde a quantidade de características do modelo Weberiano que a organização possui ou não. São elas: (1) divisão do trabalho e especialização; (2) hierarquia de autoridade; (3) separação entre cargo e pessoa; (4) regularidade de procedimentos; (5) regras escritas e conhecidas e (6) registro escrito dos atos administrativos. |
Comunicação |
Forma como as informações se disseminam dentro da instituição. Pode ser formal (quando canais rotinizados são estabelecidos) ou informal, quando os próprios membros cuidam de disseminar os assuntos mais importantes. |
Controle sobre os membros |
Forma como a instituição assegura a prevenção e a repressão a eventuais desvios de conduta por parte de seus membros. |
Informação |
Capacidade de controlar informações consideradas importantes para determinada área de atuação, ou para toda a organização. Diz respeito ainda a mecanismos a partir dos quais a informação é classificada em pública (de amplo conhecimento) ou privada (restrita a determinados indivíduos, o que significa a valorização do segredo). |
Estrutura |
Forma como a organização se organiza entre seus cargos e funções, é diferenciada entre a mecanicista (altamente hierarquizada e de atividades especializadas) e a organicista (na qual a hierarquia organizacional existe, porém há uma maior flexibilidade na atuação dos membros da organização). |
Grau de rotinização |
Estrutura hierárquica, forma de organização dos cargos e funções. |
Tipo de produção |
Forma como a organização dispõe tecnologias e indivíduos, para a transformação da matéria-prima em produto. |
Abertura da organização para a sociedade |
Existência (ou não) de mecanismos que garantam a troca de informações e experiências entre o ambiente e a organização burocrática. |
Ambientais |
Tipo de matéria-prima |
Natureza dos inputs que a instituição recebe para o processamento e a transformação em um produto final. |
Critérios de eficiência |
Critérios a partir dos quais a eficiência de uma organização é mensurada. Diz respeito a sua capacidade em apresentá-los ao ambiente e, dessa maneira, justificar a existência da própria organização. |
Tecnologia organizacional |
Processo de transformação de uma matéria-prima, qualquer que seja ela, de natureza física ou simbólica, em um produto. Ver Perrow (1967). |
Institucionais |
Tipo de liderança |
Forma de seleção e empoderamento do principal responsável por tentar mobilizar os diversos membros e grupos da organização na busca por objetivos comuns que possibilitem a existência da organização. Pode ser de dois tipos: formal/hierárquico ou informal/especializado. |
Grau de centralização das funções |
Papel da liderança máxima da instituição na produção de decisões relacionadas às atividades cotidianas. |
Discricionariedade da ação |
Forma como se organiza o sistema de controle das premissas que devem ser consideradas para a tomada de decisão. |
Grau de especialização dos membros |
Existência (ou não) de critérios bem delimitados para a ocupação e permanência no cargo, relacionados à especialização do indivíduo para exercício da função. |
Culturais |
Aprendizagem organizacional |
Processo global em que a organização tenta se adaptar a novas situações. |
Motivação para a inovação |
Características valorizadas pelos membros da organização que justificam suas atitudes relacionadas com a busca por inovação na organização. |
Mitos e valores institucionais |
Relação entre as dimensões simbólicas e técnicas, colocando crenças e valores compartilhados entre os membros da organização, fazendo com que esses sejam percebidos como prescrições técnicas. |