Acessibilidade / Reportar erro

Detectando comprometimento cognitivo em pacientes com doença de Parkinson com um instrumento breve de rastreio cognitivo: Addenbrooke's Cognitive Examination (ACE)

Resumo

A detecção de comprometimento cognitivo em pacientes com doença de Parkinson é crucial para uma boa prática clínica devido às novas possibilidades terapêuticas disponíveis. Quando uma avaliação neuropsicológica completa não está disponível, instrumentos de rastreio capazes de detectar dificuldades cognitivas tornam-se cruciais.

Objetivo:

Investigar se a versão espanhola do Addenbrooke´s Cognitive Examination (ACE) é capaz de detectar dificuldades cognitivas em pacientes com doença de Parkinson e discriminar seu perfil cognitivo de pacientes com demência.

Métodos:

77 pacientes com demência leve (53 com doença de Alzheimer e 24 com demência frontotemporal), 22 pacientes com doença de Parkinson e 53 controles saudáveis foram avaliados com a ACE.

Resultados:

Os pacientes com doença de Parkinson significativamente diferiram de controles saudáveis e pacientes com demência no escore total do ACE.

Conclusões:

Este estudo mostra que a versão espanhola do ACE é capaz de detectar pacientes com comprometimento cognitivo na doença de Parkinson e de diferenciá-los de pacientes com demência baseados no seu estado cognitivo geral.

Palavras-chave:
doença de Parkinson; doença de Alzheimer; demência frontotemporal; instrumentos de rastreio; Exame Cognitivo de Addenbrooke.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br