Acessibilidade / Reportar erro

Habilidades inferenciais a partir de estímulos pictóricos em pacientes com lesão de Hemisfério Direito: Influência da Escolaridade

Inferências são representações mentais, formadas através da interação entre a informação linguística explícita e o conhecimento de mundo de um indivíduo. Sabe-se que indivíduos com lesão cerebral em hemisfério direito (HD) frequentemente falham nesse tipo de tarefa e que, a escolaridade pode ser uma variável que afeta tal competência.

OBJETIVO:

Comparar o efeito da escolaridade em um teste de compreensão de inferência a partir de estímulos visuais, em pacientes com lesão de HD.

MÉTODOS:

As habilidades inferenciais de 75 controles e 50 pacientes com lesão de HD foram avaliadas a partir de estímulos pictóricos do intrumento "300 exercícios de compreensão de inferências lógicas e pragmáticas e cadeias causais". Ambos os grupos foram divididos em dois subgrupos de acordo com o nível de escolaridade: 4 a 8 anos e 9 anos ou mais.

RESULTADOS E CONCLUSÃO:

O grupo mais escolarizado apresentou melhor desempenho do que os menos escolarizados, seja nas comparações intragrupos e intergrupos (p<0.0001), tanto na compreensão de inferências lógicas quanto pragmáticas.

inferências visuais; escolaridade; lesão de hemisfério direito


Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br