Acessibilidade / Reportar erro

Experiência do questionário de memória e envelhecimento (KMAQ) em uma amostra brasileira: um questionário para os cuidadores reconhecerem sinais precoces da demência

RESUMO.

Até o presente momento, poucos países desenvolveram programas destinados a cuidadores e familiares de pacientes com demência, objetivando o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e estratégias para lidar com os sintomas dos pacientes. Entretanto, antes de prestar esse suporte especial, faz-se importante identificar crenças e pensamentos compartilhados por informantes acerca da cognição em pessoas idosas. Os questionários são instrumentos que permitem obter essa informação, a exemplo do Questionário de Conhecimento de Memória e Envelhecimento (KMAQ, sigla em inglês), que foi elaborado para avaliar mudanças normais e patológicas no processo de envelhecimento.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento sobre cognição, envelhecimento e demência pela aplicação do KMAQ em pessoas que estão em contato com pessoas idosas com e sem comprometimento cognitivo.

Métodos:

Setenta e oito familiares e cuidadores de pacientes idosos foram divididos em dois grupos: grupo 1 — parentes de pacientes com demência (n1=48); e grupo 2 — parentes de pessoas sem comprometimento cognitivo (n2=30). Foi-lhes solicitado responder a questionários sobre demência, incluindo o KMAQ.

Resultados:

Quando analisadas as pontuações do questionário para os itens de mudanças normais no envelhecimento (g1: 0,53 vs. g2: 0,53, valor p: 0,99) não tivemos diferenças significativas no conhecimento entre os dois grupos, não havendo diferenças na pontuação para os itens de mudanças patológicas no envelhecimento (g1: 0,55 vs. g2: 0,55, valor p: 0,969).

Conclusões:

Estar em contato com a demência não parece melhorar o conhecimento sobre essa síndrome. Conhecer as mudanças normais na cognição durante o envelhecimento permite identificar “sinais de alarme” sugestivos de processos degenerativos, alcançando-se um diagnóstico precoce e mais opções para o tratamento.

Palavras-chave:
Questionário de Conhecimento de Memória e Envelhecimento; Inquéritos e Questionários; Cuidadores; Demência

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br