Acessibilidade / Reportar erro

Atividade de controle de tráfego aéreo aumenta a capacidade de atenção em controladores de vôo

Resumo

Os controladores de tráfego aéreo (CTA) desenvolvem em suas atividades tarefas complexas e múltiplas simultaneamente. Nesse contexto, surge a preocupação com a necessidade de um maior nível de atenção desses profissionais que pode ser afetada pelo estresse e fadiga.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de atenção em controladores de tráfego aéreo (CTA).

Métodos:

Foram avaliados 45 profissionais de proteção ao vôo, sendo 30 CTA, subdivididos em CTA com dez ou mais anos na profissão (CTA³10, n=15) e CTA com menos de dez anos na profissão (CTA<10, n=15) e 15 operadores de serviços de informações aeronáuticas (AIS), subdivididos em AIS com dez anos ou mais na profissão (AIS³10, n=8) e AIS com menos de dez anos na profissão (AIS<10, n=7). Foram utilizados os testes de atenção digit symbol, d2 (o indivíduo deve marcar a letra d em um formulário específico, contendo 14 linhas com 47 letras cada, mantendo sempre o foco na letra d que aparece acompanhada de dois traços), span de dígitos em ordem direta e inversa e teste de dependência auditiva para adição em série (PASAT). Foi utilizado o Kruskal-Wallis e os dados expressos em mediana (mínimo e máximo), p<0,05.

Resultados:

Os CTA³10 apresentaram maior foco de atenção, manutenção do foco, capacidade de manipulação mental e resistência à interferência, quando comparados aos AIS³10, mas quando comparados aos AIS<10 apresentaram somente maior resistência à interferência e quando comparados aos CTA<10, menor foco.

Conclusões:

A atividade de controle de tráfego aéreo após dez anos pode apresentar um alto nível de atenção.

Palavras-chave:
controlador de tráfego aéreo; serviços de informações aeronáuticas; atenção

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br