Acessibilidade / Reportar erro

ENCEFALITE DE RASMUSSEN: APRESENTAÇÃO EM IDOSOS?

RESUMO.

A encefalite de Rasmussen (ER) é um distúrbio clássico da faixa etária infantil e apenas 10% dos casos são descritos em adultos. Trazemos dois casos comprovados de ER em idosos, com idade acima de 55 anos de idade.

Objetivo:

Descrever as características clínicas, evolução, avaliação diagnóstica, achados neuropatológicos e tratamento da ER em dois casos clínicos com mais de 55 anos de idade. Além disso, atentar para o declínio cognitivo progressivo como uma característica importante na apresentação ER idosos em associação à epilepsia focal.

Métodos:

Série de casos de dois Hospitais Terciários em São Paulo, Brasil. Dados retrospectivos foram coletados de um caso.

Resultados:

Dois indivíduos do sexo masculino com idade >55 anos e apresentação clínica de epilepsia focal associada a deterioração cognitiva progressiva.

Conclusão:

A ER pode ser considerada a causa do declínio cognitivo progressivo em idosos, especialmente se for descrita epilepsia focal associada a achados assimétricos em neuroimagem.

Palavras-chave:
demência; disfunção cognitiva; encefalite; epilepsia

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br