Acessibilidade / Reportar erro

RELIGIOSIDADE E QUALIDADE DE VIDA DO INDIVIDUOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER E DO CUIDADOR: RELAÇÕES COM ASPECTOS CLÍNICOS E COGNITIVOS

RESUMO

São poucos os estudos da religiosidade de indivíduos com doença de Alzheimer (AD) e de cuidadores e as relações com a qualidade de vida (QV) e aspectos clinicos.

Objetivo:

Relacionar os dados do Duke University Religion Index e da Quality of life in Alzheimer’s disease scale de 39 idosos (AD: leve ou moderada) e do cuidador com aspectos clínicos, cognitivos e comportamentais.

Resultados:

religiosidade organizacional é maior nos cuidadores. Idosos com AD percebem pior QV do que o cuidador. Religiosidade do cuidador correlacionou-se com a dos idosos. Maior religiosidade intrínseca relacionou-se com menor ocorrência de sintomas neuropsiquiátricas. Melhor QV dos cuidadores correlacionou-se com desempenho cognitivo. Menor ocorrência de depressão correlacionou-se a melhor QV dos cuidadores e dos idosos.

Conclusão:

A religiosidade dos cuidadores relaciona-se com a dos idosos. Melhor QV e menor religiosidade foi observada nos cuidadores quando comparadas a dos idosos. Religiosidade e QV dos cuidadores associam-se com aspectos neuropsiquiátricos, cognitivos e com a ocorrência de depressão.

Palavras-chave:
doença de Alzheimer; qualidade de vida; religiosidade; familiar cuidador

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br