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Educação não interage com depressão maior no desempenho de testes de memória em pacientes do Sul do Brasil agudamente internados

Resumo

A relação entre função cognitiva com depressão em adultos mais velhos tem se tornado um tópico de grande interesse clínico e investigativo.

Objetivo:

Analisar a associação entre desempenho cognitivo/ memória, depressão maior e educação em 206 pacientes das unidades de Psiquiatria e Medicina Interna.

Métodos:

Pacientes foram avaliados pelo Mini Exame do Estado Mental, uma bateria de testes de memória e escala de depressão de Montgomery-Åsberg. Pacientes deprimidos eram 45 graves e 42 leve/moderados de acordo com a escala Montgomery-Asberg. O efeito de drogas psicoativas foi registrado (30% não usavam medicações). Educação foi registrada em anos completos de escola. Testes cognitivos/memória avaliaram cinco domínios: função mental geral, atenção, atenção sustentada/memória operante, aprendizado (verbal), e memória remota. Um índice para comprometimento de memória foi criado (positividade: 50% dos testes abaixo do ponto de corte).

Resultados:

O principal efeito para pior desempenho nos domínio de atenção, aprendizado, memória remota e função geral foi depressão maior (ajustado idade e educação). Para o domínio atenção sustentada e memória operante apenas os pacientes gravemente deprimidos diferiram dos controles clínicos (p=0,008).

Palavras-chave:
depressão; testes neuropsicológicos; memória; cognição; educação; Brasil.

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