Acessibilidade / Reportar erro

Classificação Automática de Discurso Descritivo Escrito de Adultos Sadios: uma Visão Geral da Aplicação de Técnicas de Processamento de Línguas Naturais e Aprendizado de Máquina à Análise Clínica do Discurso

Um importante aspecto na avaliação de indivíduos com lesão cerebral é a produção de discurso. Acreditamos que estudos que comparam o desempenho de lesados com grupos de controles sadios devem utilizar grupos com escolaridade compatíveis. Nós apresentamos uma abordagem pioneira ao utilizar métodos de aprendizado de máquina com propósitos clínicos, para o Português do Brasil, destacando a escolaridade como variável de importância no cenário brasileiro.

OBJETIVO:

Nosso objetivo é descrever como: (i) desenvolver classificadores via aprendizado de máquina, usando features criadas por ferramentas de processamento de línguas naturais, para diferenciar descrições produzidas por indivíduos sadios em classes de anos de escolaridade e (ii) identificar automaticamente as features que melhor distinguem esses grupos.

MÉTODOS:

A abordagem proposta neste estudo extrai características linguísticas automaticamente a partir das descrições escritas com a ajuda de duas ferramentas de Processamento de Linguagem Natural: Coh-Metrix-Port e AIC. Ela inclui ainda nove features dedicadas à tarefa (três novas, duas extraídas manualmente, além de tempo de descrição; tipo de cena descrita - simples ou complexa; ordem de apresentação das figuras e idade). Neste estudo, foram utilizadas as descrições de 144 indivíduos estudados em Toledo18, que incluiu 200 brasileiros, sadios, de ambos sexos.

RESULTADOS E CONCLUSÃO:

SMV com kernel RBF é o mais recomendado para a classificação binária dos nossos dados, classificando três das quatro classes iniciais. O método de seleção das features CfsSubsetEval (CSF) é um forte candidato para substituir métodos de seleção manual.

processamento de linguagem natural; narrativas; adultos; escolaridade; grupos etários


Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br