Acessibilidade / Reportar erro

Comparison of second molar protraction using different timing for piezocision application: A randomized clinical trial

RESUMO

Objetivo:

Comparar o efeito dos tempos de aplicação precoce, tardia e sem piezocisão, na protração de segundos molares.

Métodos:

Quarenta indivíduos com os primeiros molares inferiores extraídos bilateralmente foram selecionados para participar do estudo, sendo divididos em dois grupos: piezocisão e sem piezocisão. O grupo de piezocisão foi subdividido em dois subgrupos: piezocisão precoce (piezocisão realizada imediatamente antes da protração de segundos molares) e piezocisão tardia (realizada três meses após o início da protração dos molares). No grupo sem piezocisão, a protração de molares foi feita sem cirurgia. A intervenção (grupo de piezocisão e momento da piezocisão/lado dentro do grupo) foi alocada aleatoriamente usando o tamanho de bloco aleatório permutado de 2 com proporção de alocação de 1:1. A quantidade de protração de segundos molares, tempo para fechamento de espaços e perda de ancoragem anterior foram medidos. Uma análise de variância para medidas repetidas foi realizada para definir as diferenças entre as variáveis medidas nos diferentes intervalos de tempo. As diferenças entre os grupos foram avaliadas pelo teste ANOVA.

Resultados:

Não foi detectada diferença entre os grupos de piezocisão precoce e tardia, em relação à quantidade de protração de molares ao fim do fechamento dos espaços. O tempo para o fechamento completo do espaço foi de nove e dez meses nos grupos piezocisão e sem piezocisão, respectivamente. A perda de ancoragem foi semelhante nos três grupos avaliados.

Conclusões:

As piezocisões precoce e tardia têm efeito semelhante e ambas aumentaram temporariamente a quantidade de protração dos segundos molares nos primeiros dois a três meses após a cirurgia. A duração do fechamento de espaço dos primeiros molares inferiores foi reduzida em um mês quando a piezocisão foi aplicada. A perda de ancoragem foi semelhante nos três grupos.

Palavras-chave:
Piezocisão; Protração molar; Tempo

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br