Acessibilidade / Reportar erro

Comparison between round multi-strand wire and rectangular wire bonded retainers: a randomized clinical trial

RESUMO

Objetivo:

O objetivo principal desse estudo foi comparar a saúde gengival após o uso de dois tipos de contenção: uma feita com fio redondo multifilamentado e outra feita com fio retangular Ortho-Flex-Tech™. Os objetivos secundários foram avaliar o acúmulo de placa/cálculo, determinar a eficácia dessas contenções em manter o alinhamento dos dentes, bem como sua taxa de falha.

Material e Métodos:

Esse foi um estudo unicêntrico do tipo ensaio clínico randomizado paralelo de dois braços, conduzido nas clínicas ortodônticas do Centro de Ensino Odontológico da Jordan University of Science and Technology (Jordânia). Foram selecionados aleatoriamente sessenta pacientes com contenção colada no segmento anterior inferior após tratamento ortodôntico fixo. A amostra foi composta por pacientes caucasianos com apinhamento pré-tratamento leve a moderado na região anterior inferior, relação de Classe I, tratados sem extração de dentes anteriores inferiores. Além disso, foram incluídos apenas os pacientes que apresentavam sobressaliência e sobremordida normais após o tratamento.

Intervenção:

Um grupo recebeu contenção com fio redondo multifilamentado (30 pacientes, idade média: 19,7 ± 3,8 anos), enquanto o outro grupo recebeu contenção com fio retangular Ortho-Flex-Tech™ (30 pacientes; idade média: 19,3 ± 3,2 anos). Em ambos os grupos, as contenções foram coladas em todos os dentes anteriores inferiores de canino a canino. Todos os pacientes retornaram um ano após a descolagem dos braquetes. A sequência de randomização foi criada no Excel 2010, com uma alocação de 1:1, usando tamanho de bloco aleatório 4. A sequência de alocação foi ocultada em envelopes numerados sequencialmente, opacos e lacrados. Apenas os participantes desconheciam o tipo de contenção usada. O resultado primário foi a comparação dos dois grupos quanto à condição gengival. Os resultados secundários foram a avaliação dos índices de placa/cálculo, índice de irregularidade dos dentes anteriores inferiores e taxa de falha das contenções. As comparações foram realizadas usando o teste U de Mann-Whitney ou o teste qui-quadrado. A significância estatística foi predeterminada ao nível de p≤ 0,05 para todos os testes.

Resultados:

Dados completos foram coletados para 46 pacientes (grupo de contenção com fio multifilamentado redondo, n=24 pacientes; grupo de contenção com fio retangular Ortho-Flex-Tech™, n=22 pacientes). Nenhuma diferença significativa foi encontrada entre os dois grupos para os parâmetros de saúde gengival (p>0,05). As contenções Ortho-Flex-Tech™ mantiveram mais o alinhamento dos dentes anteriores inferiores do que as contenções com fio multifilamentado (p<0,05). Nenhuma diferença significativa foi encontrada entre os dois grupos quanto à taxa de falha (p>0,05).

Conclusões:

Os parâmetros de saúde gengival e a taxa de falhas não foram diferentes entre os dois grupos. No entanto, as contenções Ortho-Flex-Tech™ foram mais eficientes em conter os incisivos inferiores do que as contenções com fio multifilamentado; no entanto, essa diferença não foi clinicamente significativa.

Palavras-chave:
Contenções coladas; Saúde gengival; Recidiva

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br