Acessibilidade / Reportar erro

Luiz Gama. A vida como prova inconcussa da história1 1 Uma versão deste texto foi apresentada na Jornada Luiz Gama / Machado de Assis, organizada pelos professores Hélio Guimarães (USP) e Ligia Fonseca Ferreira (Unifesp). A jornada teve lugar na sala de eventos do IEA, no dia 21 de junho de 2017.

Resumo

A vida de Luiz Gama tem sido objeto de apropriações, interpretações e ficcionalizações. A convergência, a sobreposição e a imbricação de versões entre o sujeito histórico Luiz Gama, inserido no segundo reinado, e um Gama personagem de folhetim geraram disputas acirradas de seus críticos e comentadores. Na carta escrita a seu amigo Lúcio de Mendonça, esboço memorialístico e autobiográfico, Luiz Gama resume a sua origem e sua trajetória. Baseado nessa carta, Lúcio de Mendonça reescreveu a biografia de Gama e a publicou, idêntica, em duas versões. Uma como esboço biográfico no Almanach Literário de São Paulo para o ano de 1881, e outra sob o título de "Folhetim" na Gazeta da Tarde. Valemo-nos das ideias apresentadas por Rancière (2014)RANCIÈRE, J. Os nomes da história. Ensaio de poética do saber. São Paulo: Editora Unesp, 2014., principalmente da homonímia da História / história, para realizar uma leitura crítica da publicação e recepção da carta de Luiz Gama.

Palavras-chave:
Luiz Gama; Biografia; História do Brasil do segundo reinado; Carta a Lúcio de Mendonça

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br