Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologia para aproveitamento de resíduos da agroindústria sucroalcooleira como biofertilizante organomineral granulado1 1 The present paper is part of the first author’s dissertation presented to the FEAGRI-UNICAMP, being a major accomplishment to obtain PhD degree in Agricultural Engineering.

Com o objetivo de avaliar o uso de resíduos da agroindústria sucroalcooleira como vantagens do processo de concentração da vinhaça, utilizou-se o BIOFOM (biofertilizante organomineral formulado com vinhaça concentrada, torta de filtro, cinzas de caldeira e fuligem das chaminés, e complementado com fertilizantes minerais). O presente estudo contemplou a caracterização e a análise do potencial agronômico envolvendo uma planta-teste (milho), observando as diferenças entre os tratamentos (adubação com fertilizante mineral versus adubação com BIOFOM), até 45 dias após a semeadura. A tecnologia (tradicionalmente usada para a produção do BIOFOM) utilizada para concentrar a vinhaça baseou-se na evaporação do resíduo com elevados coeficientes de troca térmica. Observou-se que o BIOFOM, que pode ser formulado de acordo com as necessidades de qualquer cultura, pode substituir, parcial ou totalmente, a utilização do fertilizante mineral. O produto reduz a geração de resíduos da agroindústria sucroalcooleira.

biofertilizante; vinhaça; agroindústria canavieira; resíduos orgânicos; torta de filtro


Associação Brasileira de Engenharia Agrícola SBEA - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, Departamento de Engenharia e Ciências Exatas FCAV/UNESP, Prof. Paulo Donato Castellane, km 5, 14884.900 | Jaboticabal - SP, Tel./Fax: +55 16 3209 7619 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: revistasbea@sbea.org.br