Acessibilidade / Reportar erro

Uso do grupo de WhatsApp® no acompanhamento pós-alta do bebê prematuro: implicações para o cuidado em enfermagem

Uso del grupo WhatsApp® en el seguimiento post-alta del bebé prematuro: implicaciones para el cuidado de enfermería

Resumo

Objetivo

analisar o uso do aplicativo WhatsApp®, enquanto ferramenta tecnológica, para auxiliar as mães no acompanhamento pós-alta do bebê prematuro.

Método

estudo de abordagem qualitativa realizado com 18 mães de bebês prematuros que haviam sido internados nas unidades neonatais de um hospital universitário no interior de São Paulo. Os dados foram coletados no período de julho a novembro de 2021 por meio de mensagens deixadas em um grupo de WhatsApp® destinado ao acompanhamento pós-alta dos pré-termo. As mensagens foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo Temática.

Resultados

o grupo de WhatsApp® teve boa aceitação e adesão por parte das mães, que puderam compartilhar suas experiências, seus conhecimentos e sentimentos. Os principais temas levantados foram: Aleitamento materno ao bebê prematuro; Manejo da cólica infantil; Cuidados básicos ao prematuro no domicílio; Vivências na internação do prematuro; Desafios enfrentados no domicílio; Percepção das mães sobre o grupo de WhatsApp®.

Conclusão e implicações para a prática

as mães demonstraram inseguranças e dúvidas sobre os cuidados básicos com o prematuro em domicílio. A estratégia de utilizar o aplicativo WhatsApp® no acompanhamento em saúde do bebê prematuro apresentou resultados satisfatórios, favorecendo a continuidade do cuidado e o apoio às mães.

Palavras-chave:
Comunicação; Cuidados de Enfermagem; Recém-Nascido Prematuro; Smartphone; Tecnologia

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com