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Construção e validação de recursos audiovisuais para motivar pessoas com hipertensão ao uso de anti-hipertensivos

Construcción y validación de recursos audiovisuales para motivar a las personas con hipertensión para utilizar antihipertensivos

Resumo

Objetivo

Construir e validar comunicação audiovisual e mensagens persuasivas para motivar o uso de anti-hipertensivos.

Método

Estudo metodológico baseado nas crenças de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em relação ao tratamento medicamentoso, tendo o suporte da Teoria do Comportamento Planejado. Adotaram-se os princípios de Fleming e da Persuasão para desenvolvimento da comunicação audiovisual e mensagens. 13 juízes especialistas realizaram a validação de conteúdo, analisada pelo Índice de Validade de Conteúdo.

Resultados

A comunicação audiovisual apresenta 3 minutos e 58 segundos de duração e 71 telas. Foram consideradas válidas 29 mensagens persuasivas ilustradas, sendo 15 positivas e 14 negativas.

Conclusão e implicações para a prática

A comunicação audiovisual e as mensagens persuasivas foram consideradas válidas, adequadas e com capacidade de persuasão para motivar o uso de anti-hipertensivos orais. Pesquisa de intervenção faz-se necessária para testar o efeito dos recursos audiovisuais com intenção de realizar o comportamento.

Palavras-chave:
Hipertensão; Anti-Hipertensivos; Comunicação Persuasiva; Recursos Audiovisuais

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