Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais do cuidado em saúde por mulheres quilombolasa a Artigo extraído da dissertação de mestrado com o título “Representações sociais de mulheres quilombolas sobre o cuidado em saúde” de autoria de Ingrid Fabiane Santos da Silva sob a orientação da Dra. Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Associado UEPA/UFAM. Data da defesa 27 de agosto de 2018.

Representaciones sociales de la atención de salud de mujeres quilombola

Resumo

Objetivo

Analisar as representações sociais de mulheres quilombolas sobre o cuidado em saúde.

Método

consiste em um estudo descritivo, qualitativo, realizado entre novembro de 2017 e janeiro de 2018 na comunidade quilombola Abacatal/Aurá, em Ananindeua, cidade brasileira do estado do Pará. Participaram 30 mulheres que vivenciavam o cuidado em saúde. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas individuais, submetidos à Análise Temática e discutidos à luz da Teoria das Representações Sociais.

Resultados

as representações foram organizadas em três dimensões: afetiva, a mais representativa, em que se ancoraram relações de afeto e sentimentos; social, na qual o cuidado foi apreendido como prática inerente à mulher; e biológica, sendo o cuidado compreendido como cuidados gerais de prevenção e tratamento de doenças.

Conclusões e implicações para a prática

as representações do cuidado em saúde evidenciaram forte carga afetiva, denotando um sentido de preservação da vida e do ambiente, identificando com o cuidado o gênero feminino e, ainda que de forma minoritária, revelando hábitos e ações higienistas referendadas pelo discurso técnico-científico entrelaçado com os saberes tradicionais. Esses aspectos trazem singularidades que devem ser consideradas pela enfermagem, uma vez que esta atua com o cuidado integral à saúde dos indivíduos e seus respectivos grupos e (re)produz esse cuidado.

Palavras-chave:
Enfermagem; Grupo com Ancestrais do Continente Africano; Mulheres; Psicologia Social; Saúde das Minorias Étnicas

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com