Acessibilidade / Reportar erro

Panorama da acreditação (inter)nacional no Brasil

Panorama de la acreditación (inter) nacional en Brasil

RESUMO

Objetivo

delinear o panorama da Acreditação nacional e internacional no Brasil.

Método

estudo descritivo, de abordagem quantitativa e fonte documental. Os campos de inquérito foram as páginas online de acesso irrestrito das seguintes metodologias acreditadoras: Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International (JCI), Accreditation Canada International (ACI) e QMentum Internacional, além da página do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e/ou sites institucionais. Foram extraídas as variáveis: tipo de instituição/estabelecimento de saúde; regime de gestão setorial; localidade; nível de certificação (em caso de selo concedido pela ONA) e porte (para hospitais). Empregou-se análise estatística descritiva.

Resultados

apuraram-se os dados de 1.122 certificações, especialmente da ONA (77,2%) e QMentum International (13,2%). Os hospitais prevaleceram na adesão à Acreditação (35,3%), principalmente os de grande porte (60,3%) e do setor privado (75,8%). Houve concentração dos selos de qualidade na região Sudeste do Brasil (64,5%), e a região Norte apresentou menor proporção de estabelecimentos certificados (3%).

Conclusões e implicações para a prática

as certificações de Acreditação no Brasil remetem à metodologia nacional, com enfoque na área hospitalar privada e na região Sudeste do país. O mapeamento delineado pode sustentar assertividade em políticas de incentivo à gestão da qualidade e avaliação externa no Brasil.

Palavras-chave:
Acreditação; Administração Hospitalar; Avaliação da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Gestão da Qualidade Total; Gestão em Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com