Acessibilidade / Reportar erro

Inter-relações da teoria ambientalista de Florence Nightingale e a teoria ecossistêmica

Interrelaciones entre la teoría ambientalista de Florence Nightingale y la teoría de los ecosistemas

Resumo

Objetivo

Refletir acerca das inter-relações da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale e a Teoria Ecossistêmica e suas influências no processo reparativo das enfermidades e na saúde/doença/cuidado do ser humano.

Método

Reflexão teórico-filosófica acerca das inter-relações da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale e a Teoria Ecossistêmica, com base em autores que discutem essa temática.

Resultados

As duas teorias assemelham-se em relação à busca do autoconhecimento, auto-organização/autopoiese e da forma de visualizar os componentes da realidade no viver humano e suas interações com o ambiente. Ambas envolvem a totalidade dos organismos vivos e não vivos do ambiente, consideram que se inter-relacionam, influenciam, cooperam e interferem no viver humano.

Conclusão e implicações para a prática

As inter-relações das duas teorias possibilitam construir, de forma integral, conhecimento novo acerca do pensar, ver, sentir e agir do ser humano no universo e do cuidado de enfermagem, apreendendo, assim, a totalidade das necessidades, a integração e o equilíbrio dinâmico do ser e viver saudável.

Palavras-chave:
Ecossistema; Enfermagem; Meio ambiente; Saúde; Teoria de enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com