Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado espiritual à mãe de bebê com malformação à luz da Teoria Watson: compreensão de enfermeirasa a Artigo extraído da dissertação de mestrado - O cuidado espiritual à mãe de bebê malformado: discurso de enfermeiras assistenciais à luz da Teoria de Watson – de autoria de Ana Cláudia Gomes, orientado por Maria Emília Limeira Lopes. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16958

Cuidado espiritual para la madre de un bebé con malformación a la luz de la Teoría de

Resumo

Objetivos

investigar a compreensão de enfermeiras assistenciais sobre espiritualidade; analisar o cuidado espiritual prestado pelas enfermeiras à mãe de bebê com malformação, à luz da Teoria de Jean Watson.

Método

abordagem qualitativa, implementando a entrevista semiestruturada com 11 enfermeiras de uma maternidade de referência no município de João Pessoa (PB). Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin.

Resultados

emergiram duas categorias: compreensão de enfermeiras sobre espiritualidade e cuidado espiritual; cuidado espiritual prestado pelas enfermeiras às mães de bebês com malformação congênita, na perspectiva da Teoria de Jean Watson. As profissionais utilizam, empiricamente, elementos do Processo Clinical Caritas-Veritas.

Conclusão e implicações para a prática

as enfermeiras compreendem espiritualidade como algo que norteia e dá sentido à vida, podendo ou não estar relacionada a uma prática religiosa. Reconhecem que o cuidado espiritual auxilia as mães no enfrentamento de problemas.

Palavras-chave:
Anomalia congênita; Cuidado de enfermagem; Enfermeiros; Espiritualidade; Teoria de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com