Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho em equipe na Estratégia Saúde da Família: percepções dos profissionais

Resumo

Objetivo:

identificar as percepções dos profissionais de saúde a respeito de trabalho em equipe na Estratégia Saúde da Família.

Métodos:

estudo descritivo/abordagem qualitativa, realizado com uma equipe de Estratégia Saúde da Família. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito profissionais. Coleta de dados ocorreu em 2017. Para tratamento dos dados, utilizou-se análise de conteúdo/modalidade temática.

Resultados:

na análise dos dados emergiram três categorias temáticas: Elementos constitutivos do trabalho em equipe: contempla atributos importantes para construção do trabalho em equipe, como diálogo/colaboração/auxílio/consenso e união; Especificidade profissional: evidencia a realização do trabalho pautado na especificidade de cada profissão; Trabalho em equipe em momentos específicos: desvela que, para os entrevistados, o trabalho em equipe ocorre em momentos definidos, como nas circunstâncias de atendimento em grupo, em palestras e na educação continuada.

Conclusão e implicações para prática:

Os profissionais percebem o trabalho em equipe como aquele ancorado na ajuda mútua, colaboração e nos objetivos comuns. No entanto, na prática, o trabalho segue a tendência mais individualizada. É preciso cunhar mudanças possíveis de serem implementadas no cotidiano, de modo a promover a modalidade do trabalho em equipe, com vistas à assistência integral.

Keywords:
Comportamento Cooperativo; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com