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Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal

Percepción de los padres sobre las prácticas de educación para la salud en una Unidad Neonatal

Resumo

Objetivo

analisar a percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros na Unidade Neonatal que facilitaram a aquisição de competências parentais para uma tomada de decisão fundamentada.

Método

estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram 13 pais com filhos internados, pela primeira vez, em uma Unidade Neonatal portuguesa. Os dados foram colhidos entre fevereiro e agosto de 2020, por meio de grupos focais, processados no software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires, através da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise de Similitude.

Resultados

da Classificação Hierárquica Descendente, emergiram quatro classes: “Necessidades de informação”, “Lacunas na informação”, “Disponibilidade para informar”; “Práticas facilitadoras da educação em saúde”.

Conclusão e implicações para a prática

os pais consideraram como práticas facilitadoras da educação em saúde a tecnologia digital aliada à disponibilidade dos enfermeiros para informar e explicar, bem como propiciar um ambiente empático e informal. Tal resultado pode subsidiar o desenvolvimento de intervenções de enfermagem de educação em saúde para pais na Unidade Neonatal, com recurso à tecnologia digital.

Palavras-chave:
Neonatologia; Enfermagem; Pais; Educação em Saúde; Letramento em Saúde

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