Acessibilidade / Reportar erro

Elaboração e avaliação de uma ficha de notificação compulsória para a esporotricose humanaa a Artigo extraído da dissertação de Mestrado intitulada Esporotricose Humana: uma série de casos em um município do estado do Espírito Santo, de autoria de Marieli Thomazini Piske Garcia, orientada pela Profa. Dra. Franciéle Marabotti Costa Leite. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Enfermagem. Universidade Federal do Espírito Santo. Ano de defesa 2021.

Elaboración y evaluación de un formulario de notificación obligatoria para la esporotricosis humana

Resumo

Objetivos

elaborar e avaliar uma ficha de notificação compulsória para a esporotricose humana.

Métodos

estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: elaboração do conteúdo teórico e construção da ficha de notificação e avaliação da ficha de notificação realizada por juízes, por meio de painel Delphi online, no período de julho a setembro de 2020. Entre os juízes, incluíram-se médicos, enfermeiros, biólogos e médicos veterinários, que atuavam na Atenção Primária à Saúde, com experiência mínima de dois anos na área de Epidemiologia e/ou Infectologia, Saúde Pública e Atenção Básica. Para a avaliação do conteúdo teórico, utilizou-se a escala tipo Likert de três pontos modificada e adaptada, sendo considerada aceitável uma taxa de concordância de 80%.

Resultados

a ficha foi dividida em sete categorias, sendo estas: dados gerais; notificação individual; dados de residência; antecedentes epidemiológicos; dados clínicos; hospitalização e conclusão, contendo 59 variáveis e 151 itens.

Conclusão e implicações para a prática

a ficha de notificação será um instrumento de comunicação, fornecendo dados para a orientação técnica de profissionais de saúde, para a recomendação das medidas de controle, promoção das ações, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas e divulgação de informações.

Palavras-chave:
Epidemiologia; Esporotricose; Notificação Compulsória; Saúde Pública; Vigilância Epidemiológica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com