Acessibilidade / Reportar erro

Concepções sobre tratamento e diagnóstico da tuberculose pulmonar para quem a vivencia

Concepciones sobre el tratamiento y diagnóstico de la tuberculosis pulmonar para quienes la padecen

Resumo

Objetivos

analisar as concepções de pessoas que vivenciam o tratamento e o diagnóstico da tuberculose pulmonar.

Método

trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, desenvolvida em um Centro de Saúde Escola de Belém (Pará) com 30 pacientes. Os dados foram coletados durante o período de setembro de 2019 a janeiro de 2020 por meio de entrevista semiestruturada com o auxílio de um roteiro contendo seis perguntas, assim como a observação das informações contidas no prontuário e no livro de controle de registro da tuberculose. Para a análise dos resultados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo segundo a perspectiva de Bardin.

Resultado

identificou-se que o reduzido conhecimento sobre a doença e a presença de concepções negativas influenciam, de forma significativa, a busca por cuidados ou a adesão ao tratamento, interferindo nas atividades diárias e laborais.

Conclusão

conclui-se que persiste a necessidade de os doentes (res)significarem a tuberculose durante o tratamento, sendo fundamental que a equipe de saúde conheça tais concepções, a fim de subsidiar cuidados que contemplem aspectos físicos e biopsicossociais ante o Programa de Controle da Tuberculose da unidade.

Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Tratamento; Diagnóstico; Percepção Social; Tuberculose Pulmonar

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com