Acessibilidade / Reportar erro

Uso de comunidades virtuais no suporte às pessoas com diabetes mellitus

Uso de comunidades virtuales para apoyar a personas con diabetes mellitus

Resumo

Objetivo

analisar o suporte oferecido pelas comunidades virtuais às pessoas com diabetes mellitus.

Métodos

estudo exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido em três comunidades virtuais abertas, voltadas ao diabetes mellitus com o maior número de membros e postagens em português. A análise de conteúdo se deu por meio de nuvem de palavras como recurso para identificação dos núcleos de sentido.

Resultados

os resultados mais relevantes se referem às comunidades virtuais como locais de apoio informacional para melhorar o autocuidado; e como locais de suporte emocional e espiritual para encorajar mudanças comportamentais.

Conclusão e implicações para a prática

as comunidades virtuais podem contribuir como cenários de cuidado de pessoas com diabetes mellitus, proporcionando maior aproximação entre as práticas profissionais e as necessidades de cuidado. A compreensão dos significados das informações compartilhadas pode contribuir para a realização de práticas de cuidado integrais e efetivas, de forma holística, sem, porém, que essas estejam restritas a abordagens de caráter biológico e tecnicista. Pode, ainda, constituir-se em estratégia para auxiliar a pessoa com diabetes mellitus no cuidado de si, evidenciando o potencial das mídias sociais para a área da saúde como ferramentas transformadoras para os profissionais e empoderamento de pacientes.

Palavras-chave:
Apoio Social; Autocuidado; Diabetes Mellitus; Internet; Mídias Sociais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com