Acessibilidade / Reportar erro

Atendimento a mulheres em situação de violência sexual: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

Identificar as evidências científicas nacionais e internacionais acerca do atendimento a mulheres em situação de violência sexual pela equipe multiprofissional em saúde.

Método:

Revisão integrativa da literatura, realizada em quatro bases de dados e em uma biblioteca digital, com os critérios de inclusão: tipo de estudo, idioma e recorte temporal. A amostra final foi composta por 34 estudos.

Resultados:

Da síntese das evidências, emergiram nove categorias: rede de atendimento, trabalho em equipe, profissional de saúde na rede de atendimento, capacitação e treinamento, integralidade, protocolos, serviços, acesso aos serviços e apoio dos gestores; organizadas em potencialidades, demandas e fragilidades. Constituindo elementos necessários para a eficácia do atendimento pela equipe multiprofissional à mulher em situação de violência sexual.

Conclusão e Implicações para a prática:

Apesar das potencialidades do atendimento à mulher em situação de violência sexual, sobressaem fragilidades, como incipiente e inexistente articulação da rede de atendimento intersetorial, gerando demandas de construção, articulação e sustentabilidade da rede. Além disso, a qualificação profissional e o apoio dos gestores na efetivação de políticas públicas possibilitam a integralidade da atenção, atualização e evidências no atendimento.

Palavras-chave:
Violência contra a mulher; Delitos sexuais; Equipe de assistência ao paciente; Revisão

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com