Acessibilidade / Reportar erro

Validação de tecnologia educativa para prevenção da doença do pé relacionada ao diabetes

Validación de tecnología educativa para la prevención de enfermedades del pie relacionadas con la diabetes

Resumo

Objetivo

validar o conteúdo da Tecnologia Educativa (OUVIR, VER, FAZER) para prevenção de alterações nos pés de pessoas com Diabetes Mellitus.

Método

pesquisa metodológica para a validação de conteúdo. Juízes selecionados na Plataforma Lattes/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico com a expressão pé diabético e incluindo filtros de busca avançada, resultando em 51 potenciais juízes, dos quais obteve-se o retorno de 32 juízes. Os resultados foram analisados quanto a Taxa de Concordância do Comitê (TCC) e Índice de Validade de Conteúdo (IVC) dos seus subitens.

Resultados

todos os itens da tecnologia educativa atingiram os índices previamente estabelecidos com a concordância dos experts sobre o conteúdo avaliado (TCC) que foi superior a 96% em cada um dos itens e o IVC foi superior a 0,90 em cada um dos subitens.

Conclusão e implicações para a prática

a Tecnologia Educativa OUVIR, VER, FAZER atendeu aos critérios previamente estabelecidos de validação de conteúdo e foi considerada pelos juízes como tendo a composição adequada dos itens, além de seus subitens terem clareza e serem relevantes. a Tecnologia validada disponibiliza um material para prevenção do pé diabético usando estratégias inovadoras que estimulam as pessoas de forma auditiva, visual e cinestésica.

Palavras-chaves:
Diabetes Mellitus; Estudo de Validação; Pé Diabético; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Tecnologia Educacional

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com