Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos das vivências em sexualidade na ansiedade e na qualidade de vida de pessoas idosas

Efectos de las experiencias de sexualidad sobre la ansiedad y la calidad de vida de las personas mayores

RESUMO

Objetivo

analisar os efeitos das vivências em sexualidade na ansiedade e na qualidade de vida de pessoas idosas.

Método

estudo transversal e analítico desenvolvido com 550 pessoas idosas. Foram utilizados instrumentos validados para a obtenção dos dados sobre sexualidade, ansiedade e qualidade de vida. A análise foi realizada com o teste de Kruskal-Wallis e a Modelagem de Equações Estruturais com intervalo de confiança de 95%.

Resultados

dentre as dimensões da sexualidade, as relações afetivas e o melhor enfrentamento das adversidades física e social exerceram efeitos de redução da ansiedade. Além disso, o ato sexual e o melhor enfrentamento das adversidades física e social exerceram efeitos de aumento da qualidade de vida.

Conclusão e implicações para a prática

os profissionais de saúde podem investir na sexualidade, a ser trabalhada de forma grupal e individual, especialmente no componente afetivo, visto que exerceu efeito forte e positivo sobre a qualidade de vida, e nas adversidades física e social, que exerceram efeito moderado e negativo sobre a ansiedade.

Palavras-chave:
Enfermagem Geriátrica; Promoção da Saúde; Saúde do Idoso; Saúde Mental; Saúde Pública

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com