Acessibilidade / Reportar erro

Representatividade da mulher negra em folhetos educativos sobre saúde da mulher

Representación de la mujer negra en los folletos educativos sobre la salud de las mujeres

RESUMO

Objetivo

Identificar folhetos educativos do Ministério da Saúde sobre saúde da mulher disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde; classificar a representação da mulher nesses folhetos de acordo com a etnia/raça/cor; analisar a representatividade da mulher negra nesses folhetos.

Método

Estudo documental, descritivo, exploratório.

Resultados

No período de 2007 a 2019, identificaram-se 19 folhetos educativos relacionados à saúde da mulher, sendo que 10 traziam imagens de mulheres. As mulheres brancas foram observadas nos 10 folhetos (100%) que continham imagens e ilustrações, enquanto mulheres negras foram identificadas em três (30%) dos 10 folhetos. Da análise dos dados, emergiram duas categorias analíticas: “a mulher negra sub-representada” e “desconstruindo estereótipos: o papel de destaque da mulher negra”.

Conclusão

O estudo evidencia uma baixa representação da mulher negra nos folhetos educativos. Entretanto, quando representada, a imagem da mulher negra surge de modo positivo e igualitário em relação às mulheres de outros grupos étnico-raciais.

Descritores:
Comunicação em saúde; educação em saúde; folhetos; população negra; saúde da mulher

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com