Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos atributos da Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos idososa a Extraído da tese de doutorado intitulada “Qualidade da atenção primária à saúde em um município na região da Amazônia legal na perspectiva de profissionais e idosos”, de autoria de Rosângela Guerino Masochini, sob a orientação de Sheila Nascimento Pereira de Farias e co-orientação de Ana Inês Sousa. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2017.

Evaluación de los atributos de la Atención Primaria a la Salud desde la perspectiva de los adultos mayores

RESUMO

Objetivo

avaliar os atributos da Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos idosos, na cidade de Sinop em Mato Grosso.

Método

pesquisa avaliativa, de abordagem quantitativa e delineamento transversal. Utilizou-se o instrumento Primary Care Assessment Tool para entrevista aos 345 idosos. Após entrevista com o instrumento Primary Care Assessment Tool -Brasil, versão usuários, estimou-se o nível de qualidade dos atributos essenciais e derivados sendo considerado satisfatório o escore ≥ 6,6 e insatisfatório < 6,6. A análise foi feita no programa SPSS, versão 19.0.

Resultados

os atributos Longitudinalidade, Coordenação e Integralidade obtiveram avaliações satisfatórias. O Acesso de Primeiro Contato obteve a pior avaliação na perspectiva dos idosos.

Conclusão

verifica-se que o acesso de primeiro contato constitui uma barreira a ser transposta na busca de atender às necessidades dos idosos.

Palavras-chave:
Avaliação em Saúde; Idoso; Estratégia de Saúde da Família; Saúde Pública

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com