Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da exposição de idosos à infodemia sobre COVID-19: um estudo transversal

Resumo

Objetivo

Examinar a associação entre exposição a informações sobre COVID-19 e a presença de sintomas fisiológicos e emocionais e uso de substâncias em idosos.

Métodos

Pesquisa quantitativa e transversal com 387 idosos que responderam ao web-based survey. Foram utilizados os instrumentos de perfil demográfico, o questionário sobre exposição a notícias e informações relacionadas à pandemia e o Questionário para Identificação da Frequência de Sinais e Sintomas físicos e emocionais e uso de substâncias. Todos os testes estatísticos tiveram significância de p<0,05.

Resultados

Predominaram participantes do sexo feminino com média de idade de 70,1 anos, vivendo com companheiro, com acesso a serviços de saúde gratuitos e que diminuíram sua renda econômica durante a pandemia. Existe uma relação significativa entre o tempo de exposição à internet e outros meios de comunicação com manifestações psicofisiológicas; o rádio estava relacionado a problemas digestivos e nutricionais; e o contato com pessoas ao redor causava dores musculares.

Conclusões e implicações para a prática

Informações exageradas sobre a COVID-19 levaram a sintomas e comportamentos fisiológicos e emocionais nocivos; sugere-se a implementação de intervenções sociais pós-pandemia para problemas de saúde; utilizar ferramentas virtuais e telemedicina no atendimento; melhorar os programas de apoio intergeracional.

Palavras-chave:
Idoso; Coronavírus; Pandemias; Rede social; Infodemia

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com