Acessibilidade / Reportar erro

Iniquidades sociais e de gênero nas demandas de mulheres por acolhimentoa a Artigo extraído da dissertação de mestrado intitulada “Atenção à saúde da mulher na Estratégia Saúde da Família e limites da integralidade”, de autoria de Nayara de Jesus Oliveira, Orientação de Edméia de Almeida Cardoso Coelho. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal da Bahia. Ano de defesa: 2016.

Iniquidades sociales y de género en las demandas de acogida de las mujeres

RESUMO

Objetivo

analisar demandas de mulheres segundo o olhar de equipes multiprofissionais.

Métodos

estudo qualitativo desenvolvido em Unidade de Saúde da Família de um Distrito Sanitário de Saúde em Salvador, Bahia, Brasil. Realizou-se grupo focal e o material empírico foi analisado pela técnica de Análise de Discurso.

Resultados

participaram da pesquisa 12 profissionais de saúde com idades entre 27 e 60 anos e atuação de dois a 13 anos na Estratégia Saúde da Família. As profissionais caracterizaram as usuárias com vulnerabilidade social e econômica e as demandas de ordem afetivo-emocional relacionadas a iniquidades de gênero, com sobrecarga do trabalho doméstico e do cuidado à família. A equipe de saúde constitui ponto de apoio e oferece acolhimento e escuta sensível.

Conclusão

carência afetiva e desgastes pelas funções no âmbito doméstico, familiar e pela relação com o parceiro marcam as demandas de mulheres por cuidado. Profissionais realizam práticas na perspectiva da integralidade, mas há limites institucionais e da equipe em lidar com singularidades. Construir a superação requer abrir caminhos ao empoderamento das mulheres, o que não retrata a realidade problematizada.

Implicações para a prática

subsidiar profissionais no atendimento ao princípio da integralidade diante de contextos de mulheres em vulnerabilidades sociais e econômicas.

Palavras-chave:
Acolhimento; Estratégia Saúde da Família; Integralidade em saúde; Relações interpessoais; Saúde da mulher

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com