Acessibilidade / Reportar erro

Dados de pesquisa em paleobotânica: conjunto de dados petrográficos de lâminas delgadas de lenhos fósseis

RESUMO

Objetivo:

O estudo visa divulgar e analisar a coleção de lenhos fósseis armazenadas no acervo de lâminas delgadas da coleção de paleobotânica do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Descrevem-se lâminas delgadas de madeira petrificada, enquanto dados de pesquisa utilizados para investigação em Geociências, em específico, busca-se compor um modelo para utilização deste tipo de lâmina na paleobotânica o que permite visualizar sua representatividade em estudos publicados durante 40 anos. Assim, obter-se-á as características anatômicas de laminas de lenhos fósseis com vistas a definir suas afinidades sistemáticas como uma tipologia específica de dados de pesquisa em Geociências.

Métodos:

A metodologia envolve entrevista com um especialista em paleobotânica e a utilização de diferentes técnicas aplicadas em estudos métricos para mapear a sua produção científica em lenhos fósseis. Nesse sentido, como exemplo descrevem-se um conjunto de dados de (20) lâminas delgadas de lenhos fósseis petrificados utilizados no paper Stressing environmental conditions in the “petrified forest” from the Mata Sequence in the Triassic context of the Paraná Basin publicados pelo periódico Journal of South American Earth Sciences, conforme DOI: 10.1016/j.jsames.2023.104415. A metodologia de utilização dessas lâminas no paper permite a identificação de assinaturas paleoclimáticas, com base em características anatômicas de lenhos fósseis. Além desse estudo de caso, esse data paper serve para representar uma coleção de mais de (2.000) mil lâminas de lenhos fósseis, cerca de 40 anos de pesquisa em paleobotânica que é reutilizada em aulas de metodologia e compõem uma base de dados de pesquisa que fornece informações sobre características anatômicas, afinidades sistemáticas, condições paleoclimáticas e percepções paleoambientais.

Potencial de reutilização:

A reutilização desse conjunto de dados permite o registro, o armazenamento, a identificação e a preservação de lâminas delgadas de lenhos fósseis enquanto um tipo de dado de pesquisa em Geociências, também objetiva aprimorar a organização de um banco de dados. Esses dados da pesquisa estão sendo digitalizados e em breve todos estarão disponíveis sob a licença CC BY 4.0, conforme a amostra descrita nesse data paper. (Mendeley DOI: 10.17632/b8phfcsync.3) os quais poderão ser reutilizados por softwares de microscopia óptica e de varredura eletrônica.

PALAVRAS-CHAVE:
Lâminas petrográficas; Lenhos fosseis; Paleoxilologia; Dados de pesquisa em geociências; Base de dados física

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP-88040-900, Telefone: +55 (48) 3721-2237 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: encontrosbibli@contato.ufsc.br