Acessibilidade / Reportar erro

DADOS ABERTOS DO IBGE: RECUPERAÇÃO NA API DE DADOS AGREGADOS

IBGE open data: retrieval in the aggregated data API

RESUMO

Objetivo:

A publicação de dados abertos do governo tem como objetivo maior o seu reuso pela sociedade. Com o aumento do volume de dados disponibilizados, o processamento por máquina foi um dos requisitos essenciais para promover a interoperabilidade, permitindo assim o efetivo reuso dos dados governamentais abertos. Este artigo de dados tem o objetivo de descrever o processo de coleta de dados na API de dados agregados do IBGE, que disponibiliza dados agregados de pesquisas e censos realizados no Brasil.

Método:

Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, e aplicada por envolver um problema prático que é a coleta dos dados na API de dados agregados do IBGE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental para identificar as rotas (endpoints) disponíveis e os parâmetros existentes na API, que permitiram implementar “filtros” para recuperar os dados e informações relevantes em um universo com muitos conjuntos de dados agregados.

Potencial de reutilização:

A disponibilização dos conjuntos de dados das pesquisas do IBGE, de forma automatizada, permite que os mesmos sejam monitorados, recuperados e utilizados no encaminhamento e manutenção de políticas públicas, contribuindo para a identificação de padrões, de comportamentos e hábitos da população, por vários segmentos da sociedade civil, incluindo empresas (públicas e privadas), fomentando novos modelos de negócio digitais que usam dados e informações de diferentes contextos, suscitando novos produtos, serviços e ocupações.

PALAVRAS-CHAVE:
Dados abertos; dados governamentais abertos; API; IBGE; dados agregados

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP-88040-900, Telefone: +55 (48) 3721-2237 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: encontrosbibli@contato.ufsc.br