Acessibilidade / Reportar erro

A Educação de Pessoas Trans*: relatos de exclusão, abjeção e luta

RESUMO

Este artigo apresenta resultados de investigação sobre os processos de exclusão, abjeção e luta de pessoas trans* na tentativa de garantir seus direitos à educação. A pesquisa qualitativa foi realizada a partir de cinco entrevistas e as análises foram organizadas em três eixos: a exclusão com a interrupção dos estudos; a retomada na vida adulta e as novas perspectivas de vida com a conquista do acesso e da permanência na escola. Os resultados revelam processos excludentes de estudantes que desafiam as normas de gênero quanto ao direito à educação ou, até mesmo, à vida com situações de abjeção. No entanto, também mostram formas de repensar as relações de gênero na luta pelo acesso e pela permanência em uma escola menos excludente.

Palavras-chave
Direito à Educação; Gênero; Pessoas Trans*

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br