Acessibilidade / Reportar erro

CONQUISTANDO CORAÇÕES E MENTES: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO REFLEXO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA

ALCANZANDO CORAZONES Y MENTES: LAS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONALES COMO REFLEJO DE LA RACIONALIDAD NEOLIBERAL EN COLECCIONES DIDÁCTICAS DE PROYECTO DE VIDA

RESUMO:

O objetivo deste texto consiste em analisar coleções didáticas de Projeto de Vida, com vistas a estudar como as competências socioemocionais são abordadas em tais materiais didáticos e de que forma refletem os anseios da racionalidade neoliberal. Para ancorar teoricamente o estudo, busca-se respaldo, principlamente nas reflexões inicialmente desenvolvidas por Foucault (2008), posteriormente ampliadas por Dardot e Laval (2016) acerca do neoliberalismo. Acerca da metodologia, convém frisar que se trata de um estudo descritivo-interpretativo de cunho documental, seguindo uma abordagem eminentemente qualitativa. O corpus é formado por fragmentos extraídos de três coleções didáticas de Projeto de Vida, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. Por meio da análise, pode-se ponderar que há uma relação direta entre as competências socioemocionais e a racionalidade neoliberal, porque os jovens são orientados a regular suas emoções, com vistas a aperfeiçoar o capital humano e, como corolário, construir o projeto de vida com base naquilo que é desejável no cerne de uma racionalidade matizada pela concorrência, individualidade, resiliência e autonomia.

Palavras-chave:
competências socioemocionais; racionalidade neoliberal; ensino médio; projeto de Vida

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br