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Lutas de representações sobre o desenvolvimento de uma prática: a educação física escolar brasileira em revista (1976-1979)* * Este artigo é produto de uma dissertação de mestrado elaborada, entre 2011 e 2013, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFR J (REI , 2013). Ao longo do desenvolvimento da referida pesquisa, contamos com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que disponibilizou uma bolsa de estudo relativa ao Programa de Demanda Social

Representations fights about school practice's development: brazilian physical education in review (1976-1979)

RESUMO:

O artigo analisa as tensões, de 1976 a 1979, entre as concepções de educação física escolar expressas nas edições da Revista de Educação Física - publicação editada, desde 1932, pela Escola de Educação Física do Exército - e nos documentos oficiais referentes ao ensino desse componente curricular. Defende-se a hipótese de que, mais do que uma porta-voz do regime militar, a Revista de Educação Física tenha se caracterizado, potencialmente, como um elemento dificultador da implementação das estratégias oficiais de conformação da Educação Física escolar no Brasil (1976-1979). Demonstra-se que, ao pôr em circulação percepções alternativas sobre o componente curricular em destaque, esse impresso gerou, contraditoriamente, condições para que os profissionais da área pudessem se apropriar de fundamentos distintos dos contidos no modelo propagado pela ditadura militar por meio da "Política" e do "Plano Nacional de Educação Física e Desportos".

Palavras-chave:
Educação física escolar; Imprensa de educação e ensino; Lutas de representações; Ditadura militar (Brasil).

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