Acessibilidade / Reportar erro

ARTICLE - WHAT IS THE VALUE OF A QUALITY EARLY CHILDHOOD EDUCATION?1 1 O Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro (FPEI-RJ) congrega professores, pesquisadores e profissionais da educação, das secretarias municipais, de entidades públicas, privadas e comunitárias em torno do reconhecimento da criança como sujeito de direitos e da educação infantil como direito da criança e dever do Estado. Alguns pontos que norteiam suas ações: a abertura dos serviços à efetiva participação das famílias; a ampliação dos serviços; a oferta e flexibilização do atendimento em período parcial ou integral; a transparência das normas de acesso; a implementação de propostas pedagógicas participativas baseadas em conhecimentos que considerem a criança como sujeito ativo e interativo e parte integrante do contexto sociocultural; a implementação de projetos de formação inicial e continuada dos profissionais de educação infantil, visando sua qualificação específica e ampla; e a inclusão dessa etapa na política de financiamento.

ABSTRACT:

This study aims to problematize how the future evaluation of K-12 educational offers and reflects on the guidelines that may ground quality parameters for childhood education after the determinations of the new Fundeb. We analyzed data from the School Census of K-12 Education done by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) and the Demographic Census of IBGE. Based on this data, we discuss how far the wishful thinking of childhood education lies. We show that children’s access to kindergarten and preschool needs to be more equitable, public investment needs to be guided towards public systems, and allocating resources is a key mechanism to reducing inequality. Finally, our findings point out the need to reinforce the concept of Custo Aluno Qualidade (CAQ- Student Quality Cost), sizing the necessary input to scale the access of all children to a quality childhood education.

Keywords:
childhood education evaluation; educational funding; student quality cost; quality indicators

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br