Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DISCIPLINA “ED707 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM” NOS DISCENTES

ANÁLISIS DE LOS IMPACTOS DE LA ASIGNATURA “ED707 - DESARROLLO Y APRENDIZAJE” EN LOS ESTUDIANTES

RESUMO:

A dimensão afetiva na mediação pedagógica tem sido objeto de estudo na área educacional desde o final dos anos 90 do século passado, de modo que as produções científicas na área têm buscado compreender o modo como a afetividade relaciona-se com os processos de ensino-aprendizagem. Tendo como base os pressupostos de Vygotsky e Wallon acerca da aprendizagem e da afetividade, o presente artigo tem como objetivo investigar os impactos da disciplina ED707 - Desenvolvimento e Aprendizagem, ofertada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas desde 1988, em discentes que a cursaram. O método envolveu análise documental dos arquivos da disciplina, questionários e entrevistas realizados com alguns estudantes que a cursaram entre os anos de 2009 e 2019. Os dados sugerem que as experiências vivenciadas em sala de aula produziram notáveis impactos na história de vida dos alunos, tanto acadêmica quanto profissionalmente, o que pode explicar a oferta contínua da referida disciplina.

Palavras-chave:
afetividade; pós-graduação; pedagogia universitária

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br